O Comando da Guarda Municipal de Natal (GMN), por meio do Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa), realizou na noite desta quinta-feira (06) um trabalho de segurança preventiva focado na técnica de saturação do ambiente, que consiste em ampliar o patrulhamento e abordagens a suspeitos numa área considerada crítica do ponto de vista da insegurança. O foco da ação foi a Cidade Alta nas imediações da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

A ação durou três horas de patrulhamento intenso pelas ruas do bairro, mobilizando duas viaturas operacionais. Na ocasião, diversos suspeitos foram abordados pelos guardas municipais, paradas de transporte coletivo, praças públicas e quadras de esporte da localidade foram patrulhadas. A ação recebeu apoio da população que elogiou o trabalho de prevenção da Guarda Municipal e apontou a necessidade do trabalho para levar segurança ao bairro.

Durante a Operação Saturação as guarnições da GMN não registraram atos delituosos nas áreas de atuação, sendo todas as denúncias repassadas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) averiguadas. A ação de saturação é uma das ferramentas preventivas que a GMN está utilizando de acordo com informações de inteligência para evitar e combater a prática de crimes.

O plano da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e do Comando da GMN é a realização de novas operações. Além dessas ações mais intensas, a GMN continua com o trabalho de patrulhamento regular efetuado diariamente pelas suas guarnições operacionais, que durante as últimas semanas foi responsável por, pelo menos, cinco prisões de suspeitos de praticar crimes.