Os coordenadores pedagógicos e os educadores infantis da Rede Municipal de Ensino estão participando de uma formação planejada pelo Departamento de Educação Infantil (DEI) denominada “Construindo Pontes nos Diversos Contextos de Aprendizagem na Educação Infantil''. Durante toda esta terça-feira (04) foi realizado um dos encontros quinzenais programados para acontecerem até o mês de outubro. O objetivo principal é ampliar a compreensão dos diversos contextos de aprendizagens na Educação Infantil e conta com a participação de 150 profissionais.

 

A assessora pedagógica do DEI, Rosemeire Araújo Gomes destacou a importância da formação continuada. “A formação é de suma importância, pois já é uma política da SME promover formações para os educadores e professores que estão nas unidades de ensino. Já estamos na nossa segunda edição e dialogamos sobre os contextos de aprendizagem, sobre a pedagogia do cotidiano, o papel da criança protagonista e da importância do agir do professor e do coordenador no ambiente escolar”, destacou.

 

“Essa formação é importante porque vai nos trazer de como deve trabalhar com as crianças na Educação Infantil. Tudo com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas diretrizes. Com isso, abrindo um leque de possibilidades, nós enquanto professores precisamos muito desse conteúdo. Acredito que no curso teremos oportunidade de ouvir as práticas dos outros professores e a maneira de como eles trabalham. Isso é muito rico para nosso dia a dia”, finalizou a educadora infantil Leila Verusa dos Santos que atua no berçário I do CMEI Amor de Mãe.

 

A formação também contou com acolhimento com música e recital de poemas pelos próprios professores que estão participando da formação. Além do diálogo reflexivo sobre a criança no atual contexto de aprendizagem em outros formatos por causa do distanciamento social.