Até o início da tarde desta quinta-feira (10) a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) de Pajuçara já havia recebido cerca de 220 pacientes, sendo a maioria ambulatoriais, que não necessitam de urgência.
Para a diretora do Departamento de Atenção Especializada (DAE/SMS), Fernanda Ribeiro, o atendimento da UPA precisa ser compreendido pela população, pois a maioria dos pacientes que estão em atendimento é ambulatorial. “A UPA é uma unidade para atender exclusivamente casos de urgência e emergência”.
Para agilizar o andamento das atividades, a UPA divide seus pacientes por critério de classificação de risco. Eles são identificadas com pulseiras coloridas. As azuis são para os casos sem urgência; as verdes são para pacientes pouco urgentes; as amarelas são para casos urgentes; as laranjas para casos muito urgentes; e as vermelhas para casos emergenciais.
A UPA conta com uma equipe formada por 150 profissionais, tem capacidade para atender cerca de 300 pessoas por dia. Tem quatro consultórios médicos, 12 leitos, salas de acolhimento, observação, setor de pronto atendimento, setor de diagnóstico e terapêutico.
Além disso, a população tem à disposição uma equipe 24 horas composta por três clínicos gerais e um pediatra.
Severina Rodrigues chegou na UPA com um cisto nas costas e logo foi atendida. “Cheguei aqui e o pessoal foi logo me atendendo bem, agora estou só esperando o resultado dos exames” disse.
O atendimento no primeiro dia de funcionamento da UPA foi bastante movimentado e os pacientes consideraram as atividades satisfatórias. “Foi ótimo, a unidade parece clínica particular, eu adorei e meu filho foi muito bem atendido”, afirmou Socorro da Silva.
A UPA é um serviço pré-hospitalar fixo, específico para pequenas e médias urgências com atendimento em tempo integral. A unidade funciona 24 horas, durante sete dias da semana, com atendimento em pediatria e clínica médica. Dispõe também de laboratório, sala de RX, sutura, medicamento e nebulização.