Dirigido pela documentarista Dênia Cruz, o documentário “Vila de Bilros” apresenta um recorte da história da vila de pescadores que virou bairro. O filme foi produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, com patrocínio da Prefeitura do Natal e do Governo Federal, poderá ser acessado gratuitamente através do Canal Demaré Produções, no Youtube. Além da exibição do filme, os espectadores vão poder acompanhar a apresentação da diretora sobre o processo criativo de construção da obra, e fechando a programação será tocada a trilha sonora do filme, de autoria da banda Rosa de Pedra, com discotecagem por Vinícius Soares, montador do filme e DJ.

Rendas e redes: uma vila de afetos e memória

Através de uma estética cinematográfica naturalista, “Vila de Bilros” apresenta um recorte sobre a história da Vila de Ponta Negra, que nasceu a partir do encontro das rendeiras de bilro e dos pescadores, e cuja narrativa é conduzida pelas personagens Vó Maria, a rendeira mais antiga da vila, uma das pioneiras no ofício de rendar em bilro; Lenilde, rendeira e mangabeira (catadora de mangaba) e o ex pescador João, descendente de uma família tradicional de pescadores. “O filme tem como objetivo contribuir para que mais e mais pessoas tenham acesso ao que representa a renda de bilros, e o território da Vila de Ponta Negra para a memória e a cultura potiguar”, revela Dênia Cruz que escolheu o dia 13 de abril para o lançamento do filme por ser o dia da rendeira de bilro e, também, o aniversário de Vó Maria, artesã que há 80 anos se dedica ao ofício de rendar com o bilro.

Produção em tempo de pandemia

O processo de produção durou 03 meses e envolveu uma equipe com mais de 14 profissionais. “Devido a pandemia, tivemos de traçar um plano de biossegurança contra covid-19 para assegurar que tanto equipe quanto personagens (e familiares) estivessem em segurança. Trabalhamos desde a fase de pesquisa e mapeamento do território para as filmagens até a fase de finalização do filme com máxima cautela, o que exigiu um esforço de todos para que se pudesse cumprir o cronograma do projeto. Infelizmente o que não foi possível garantir foi o lançamento do filme num formato presencial, com os moradores da Vila de Ponta Negra, que era o planejado”, revela Tobias Nevesilva, produtor executivo.

SINOPSE:

As tramas constroem redes de pesca e as linhas constroem as rendas, que também constroem redes, e assim se entrelaçam as histórias das rendeiras de bilros e da vila de pescadores que virou bairro. “Vila de Bilros” revela que território é esse e suas histórias, por meio das falas das personagens, Dona Lenide, rendeira e mangabeira, Sr João, ex pescador, filho e neto de pescadores, e Vó Maria, a rendeira mais antiga que há 80 anos traça com bilros sua renda e seu destino.

SERVIÇO

Vila de Bilros – Documentário 20 minutos

Canal Youtube da Demaré Produções: https://www.youtube.com/channel/UCXHassDJA4jln7sjmBI-F0w

O Filme fica disponível Online e gratuito até 17 de abril/2021.