Com o objetivo de oportunizar atividades planejadas e articuladas ao processo de ensino aprendizagem, os professores de Ensino Religioso da Rede Municipal de Natal, participaram nesta segunda-feira (12), de uma formação continuada tendo como ponto de estudo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) direcionada ao Ensino Religioso. Até o final do ano irão acontecer 10 encontros.

A formação realizada virtualmente reuniu 75 professores de Ensino Religioso e trouxe o compartilhamento de experiências exitosas em sala de aula com os temas “O eu, o outro e o nós”, “Imanência e Transcendência” e “Sentimentos: Lembranças, memórias e saberes”.  A mediação ficou por conta da professora Socorro Oliveira, assessora pedagógica da disciplina e o relato dos professores Erlon Valério, Sunamita Araújo e Edileuza Medeiros, além da participação da professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Irene Van Den Berg.

A professora da UERN destacou a importância do docente de Ensino Religioso se manter conectado ao trabalho de alfabetização e letramento. “Esse trabalho conjunto tem muito mais força para um resultado exitoso, que é colaborar com o ensino global da criança”, frisou.

Lecionando na Escola Municipal Professora Adelina Fernandes, a professora Andreza Patrícia de Azevedo Ferreira participou da formação e destacou a importância da formação e o conhecimento adquirido, tendo em vista que o Ensino Religioso do 1º ano do Ensino Fundamental – realidade da professora Andreza - destacava muito mais valores morais e datas comemorativas ao invés da contribuição no processo de alfabetização das crianças. “A troca de conhecimento foi muito rica porque, como os alunos dessa etapa são crianças muito pequenas, boa parte delas apresentam dificuldades no processo de escrita e leitura. Foram relatos de experiências que eles estão desenvolvendo para que nós pudéssemos trabalhar com esse público”, detalhou.