Com a inclusão de mais uma faixa etária para receber a primeira dose da vacina contra a Covid, o movimento nos locais de imunização, como drives e salas fixas nas unidades de saúde de Natal, nesta segunda-feira foi mais intenso. Além da abertura para pessoas a partir de 69 anos de idade, as filas também contavam com trabalhadores da saúde que atuam em unidades de saúde e em clínicas que não foram contemplados anteriormente. 

Goreti Vieira, de 69 anos, recebeu a primeira dose da vacina nesta segunda-feira, acompanhada da irmã Marluce Carvalho, que já estava apta a receber a segunda dose do imunizante. “Estava bastante ansiosa, muito ansiosa mesmo por causa desse momento que estamos passando. E estou muito feliz e agradecida por esta ciência que nós temos, não só aqui, como de modo geral”, afirmou. 

Na Zona Leste da cidade, o movimento era intenso nas unidades de saúde e também no drive montado no Palácio dos Esportes que está vacinando exclusivamente pessoas que chegam de carro. Para pedestres, a vacina neste distrito sanitário está sendo aplicada apenas nas unidades de saúde, seja para idosos nas faixas etárias liberadas como também para os trabalhadores na área da saúde. Confira locais de vacinação no final do texto. 

Nesta manhã, Maria Glória, de 71 anos, foi vacinada com a primeira dose na Unidade Básica de Saúde de Brasília Teimosa. Ela disse estar feliz por chegar a sua vez. Zaqueu Serafim, também com 71 anos, disse estar ansioso para que chegasse sua vez e na manhã desta segunda-feira, foi um dos idosos que compareceu à unidade nas primeiras horas. 

Trabalhadores

Com o primeiro dia da vacinação para trabalhadores da saúde que não tinham sido incluídos na primeira etapa da vacinação, a procura por essa parcela da população em Natal foi intensa. Muitos chegavam em grupos. Para evitar uma procura ainda maior e superlotação nos locais de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde fez uma escala para atendimento a esses trabalhadores. 

Na segunda-feira (29) foi a vez dos trabalhadores de Saúde com vínculo comprovado em hospitais, maternidades, laboratórios, farmácias e drogarias. Nesta terça-feira (30) será a vez dos trabalhadores com vínculo comprovado em clínicas especializadas de cardiologia, vascular, nefrologia e endocrinologia. No dia 01 de abril, quinta-feira, serão incluídos os trabalhadores em saúde com vínculo comprovado em demais clínicas especializadas. 

Esses trabalhadores têm que apresentar obrigatoriamente escala de trabalho assinada pelo responsável, carteira de trabalho, contracheque, além dos documentos necessários a todos, como comprovante de residência e cartão de vacina. 

Data 

Para os profissionais que não podem comparecer na data fixada para ele, a diretoria de Vigilância Sanitária do Município, Juliana Araújo, afirma que não anula a possibilidade dele ir outro dia. “A Secretaria escalona numa possibilidade de dar mais conforto e menos tempo de espera do que se liberasse para todos os trabalhadores de uma vez”, afirma. Ela observa que se o trabalhador estiver em escala de trabalho no dia previsto para sua categoria, ele deve justificar estar na escala e que não foi porque estava no trabalho. 

Os profissionais de trabalho das instituições de longa permanência privada devem levar contrato de trabalho para comprovar o vínculo ou ainda uma declaração assinada pelo empregador. 

Confira a lista das 35 Unidades Básicas de Saúde que estarão aplicando a vacina

As 35 salas de vacinação estão distribuídas nos cinco Distritos Sanitários de Natal e funcionam das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h

 

DISTRITO SANITÁRIO NORTE I

UBS Pajuçara: Rua  Maracaí, S/N, Conjunto  Pajuçara

USF Nova Natal : Rua  Do Pastoril, Nova Natal, Lagoa Azul 

USF Redinha: Rua Do Campo, S/N , Redinha

USF Nordelândia:  Rua  José  Da Silva, S/N, Lagoa Azul

USF Gramoré:  Avenida Guaratinguetá S/N, Lagoa Azul

USF Parque Das Dunas:  Avenida Mar Mediterrâneo, N° 101,Conjunto  Parque  Das Dunas, Pajuçara

USF Pompeia: Rua Oceano Atlânticos, N° 172, Nova República, Pajuçara

 

DISTRITO NORTE II

USF Vale Dourado:  Rua Irmã Vitória, N° 02, Igapó

USF Panatis:  Rua Das Pimenteiras, S/N, Panatis

USF Jardim Progresso: Rua Antonia Santana, S/N, Jardim Progresso

USF Nova Aliança: Rua Da Consolação, 384, Nossa Sra. Da Apresentação

USF Soledade II: Rua Serra Negra, N° 2000, Soledade II

USF Santarém:  Avenida Rio Doce, N° 12, Conjunto Santarém

C.S Bela Vista: Rua Novo Recreio, S/N, Igapó

 

DISTRITO SUL

UBS Candelária:  Rua Nossa Senhora Da Candelária,  N° 3402, Candelária

ESF Rosangela Lima:  Rua Santa Beatriz, N° 11,  Planalto

UBS Nova Descoberta: Avenida Xavier da Silveira, N° 1176, Nova Descoberta

UBS Satélite: Rua Das Carnaúbas, N° 02 Pitimbu

UBS Pitimbu: Rua Serra De Piracanjuba, N° 02, Pitimbu

ESF Ronaldo Machado: Rua Desportista Arthur Veiga, N°10, Planalto

 

DISTRITO LESTE

UBS São João: Rua Romualdo Galvão, N° 891, Tirol

USF Brasília Teimosa: Rua Miramar, N° 34

USF Rocas: Rua Francisco Bicalho, S/N, Rocas

UBS Alecrim: Rua Fonseca e  Silva, N° 1129, Alecrim

Unidade Mista Mãe Luiza: Rua João XXIII, Mãe Luiza 

UBS Lagoa Seca: Rua  Padre  Antônio  S/N, Lagoa seca

USF Passo da Pátria: Rua Ocidental de Baixo, S/N, Pantanal, Centro

 

DISTRITO OESTE

USF Nazaré: Rua Rubens  Mariz,  N° 447, Nsa Senhora de Nazaré

UBS Felipe Camarão:  R. Santa Cristina, 882, Felipe Camarão

USF Cidade Nova: Rua Do Laranjal, N° 483, Cidade Nova

USF Bairro Nordeste: Rua alto da Bela Vista, N° 492, Bairro Nordeste

USF Quintas: Travessa  Luiz Sampaio, N° 712, Quintas

USF Monte Líbano : Rua Matusalém , N° 191, Bom Pastor 

USF KM 06: Av. Capitão Mor Gouveia, N°  10.318, KM 06

USF Nova Cidade: Rua Francisco de Assis  Martins, S/N, Nova Cidade