A Guarda Municipal do Natal (GMN) atuou durante todo o final de semana na segurança dos quatro drives de vacinação instalados pela Prefeitura, compreendendo o estádio Arena das Dunas, Shopping Via Direta, Palácio dos Esportes e o Ginásio Nélio Dias. Cada ponto de vacinação contou com viaturas de apoio que permaneceram nos locais durante todo o processo de vacinação da população.

Os guardas trabalharam posicionados em locais estratégicos abrangendo desde a ponto de vacinação das pessoas até a circulação e organização das filas de automóveis que aguardavam o atendimento realizado pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O trabalho tem como foco zelar pela segurança, organização e informar as pessoas que estão ao longo das filas sobre qualquer tipo de dúvida a respeito da prioridade e das normas legais para realização da vacinação.

O subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, informou que durante todo o final de semana o processo de vacinação se deu de forma tranquila, sendo registrado apenas uma ocorrência fora da linha de frente do local de aplicação do imunizante. “Foi registrado um assalto, porém bem distante do ponto de vacina. De imediato ampliamos a segurança dos locais que além de já contar pelo menos com uma viatura fixa no local de aplicação, colocamos outra que passou a circular em toda a extensão da fila de automóveis, justamente para evitar qualquer delito”, informou.

A ação de segurança preventiva da GMN no processo de vacinação da população da capital iniciou em 19 de janeiro quando atuou em comboio na logística de transporte dos lotes de vacinação da unidade do Governo do Estado até o Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cemadi) da Prefeitura do Natal. As guarnições vêm garantindo a vigilância no ponto de guarda da vacina, deslocamento até os locais de aplicação do imunizante e durante o período ativo de aplicação de vacinação.

Para acionar as viaturas de patrulhamento da Guarda Municipal do Natal o cidadão pode ligar para o número 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que as guarnições de área serão acionadas para atender o chamado.