A Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), por meio do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) e o Setor de Ações e Projetos, realizou na tarde da quinta-feira (11), a formação de Ciências da Natureza com o assessoramento pedagógico “Trilhando Itinerários do Saber”. As propostas da formação online foram acompanhadas por 40 educadores.

A abertura teve a acolhida da professora Arkeley Xenia Souza, que destacou a temática da solidariedade. “Vamos trabalhar dentro da perspectiva de solidariedade, buscando raciocínio lógico, e trabalhando a emoção e razão.  Seguindo o bom senso, porque é um período que nós estamos, na verdade, renascendo, nos reconstruindo. É o momento de darmos as mãos, fazer da imaginação como ser a metade da doença, a tranquilidade a metade do remédio e a paciência é o primeiro passo para a cura”, ponderou.

A programação seguiu com a apresentação das propostas da formação, assessoramento e fala do professor. As assessoras pedagógicas do DEF, Daniele Freire Lacerda e Tatiana Barbosa Galvão conduziram a formação explicando que serão realizadas 10 reuniões com desenvolvimento das temáticas de maneira síncrona, 10 horas de atividades vivenciais, com carga horária total de 40 horas e a frequência mínima exigida de 75%. “Nos encontros e nas atividades, essa frequência será coletada através de um formulário do Google e vai ser enviado ao final de cada encontro online. Chamo atenção para que o professor tenha uma participação na maior parte do encontro, estudando as temáticas propostas,” afirmou Tatiana Barbosa.

As atividades vivenciais vão se dividir em acessar, realizar e inserir as propostas encaminhadas após a reunião online no Google Classroom, observando os prazos para entrega das atividades executadas. O assessoramento pedagógico vai estabelecer conectividades na formação continuada, oportunizando a mediação do assessor e a reflexão sobre a prática. “As atividades “não presenciais” que estão sendo enviadas para as escolas, serão apresentadas na mostra “Compartilhando Saberes”, que é uma forma de registrar sua prática, de compartilhar a experiência e esse saber com os colegas, é muito importante estarem traçando novas estratégias para sala de aula de cada um durante a formação”, disse Daniela Freire.

Os assessores foram divididos em seis grupos, reunindo os professores de cada escola nos turnos matutino e vespertino. “O assessoramento é uma estratégia de trabalho colaborativo, com acompanhamento técnico pedagógico, oferecendo subsídios para a gestão da aprendizagem, atendendo às demandas para o andamento do ano letivo em curso. Esse trabalho é colaborativo, porque vai ser feito orientado pelo assessor junto aos professores”, explicou Daniela Freire.

Finalizando o encontro foi apresentado as propostas da gestão de aprendizagem que haverá registros como planilhas para o professor planejar com base nos quadros organizadores curriculares (objetos de conhecimento) e na distribuição da carga horária, além de registrar e acompanhar o envio e recebimento das atividades “não presenciais”. Foi determinado também o uso do instrumento de registro das atividades “não presenciais”, que servirá do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental para o ano letivo de 2020. A ficha escolar é separada por mês, dias da semana e componentes curriculares envolvidos, como unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades, atividades “não presenciais” e recursos utilizados para a devolutiva do aluno.