A Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) estará em festa na tarde desta terça-feira (8), quando representantes de comunidades quilombolas irão visitar a exposição do fotógrafo documentarista André Cypriano. A prefeita Micarla de Sousa estará presente para prestigiar a programação cultural especialmente preparada para receber os visitantes.

A exposição fotográfica “Quilombolas – Tradições e Cultura da resitência” se trata de um registro das tradições dos filhos dos quilombos no Brasil. As fotografias compõem o documentário, inédito, de 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos, realizado pelo fotógrafo paulistano, radicado nos Estados Unidos. As fotografias estão expostas desde o dia 21 de maio e permanecerão até 18 de junho, na Galeria Newton Navarro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

A programação especial para receber as comunidades quilombolas está sendo preparada pelo Núcleo de Artes Visuais da Funcarte e conta com apresentação de dança Afro feminina e a Dança do pau furado, com os artistas do Ponto de Cultura Quilombolas Capoeiras de Macaíba, apresentação da Escola de Ballet Roosevelt Pimenta e do grupo Folia de Rua, além do show com a cantora Krystal. A programação terá início às 15h.

Promovido pela Funcarte, com o apoio da Coordenação de Política e Promoção da Igualdade Racial do RN (COPPIR/ RN) - vinculada a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SEJUC), o evento contará com a presença da prefeita Micarla de Sousa, secretários municipais, deputados estaduais, vereadores, entre outras autoridades, além da presença das comunidades Quilombolas convidadas dos municípios de Macaíba e Bom Jesus, Comunidades Grossos, Pavilhão, Passagem Comprida e Capoeiras, estudantes de escolas municipais e representantes da COPPIR/RN, da Coordenação Estadual de Quilombos do RN e da Federação de Umbanda do RN. Durante as apresentações será servido um café regional para os visitantes com cuscuz, tapioca, café, sopa e bolo.