O Comitê Gestor do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da Prefeitura Municipal do Natal se reuniu nesta quarta-feira (27), em formato virtual, para apresentação e entrega do segundo produto: a elaboração do Referencial Estratégico da Tecnologia da Informação e os modelos de Governança, Gestão, Arquitetura e Inovação da TI para o período 2021-2022.

Segundo a secretária Adjunta de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), Carolina Barbosa, “nessa fase, o objetivo é promover o melhor encadeamento dos conceitos e ideias no processo de construção do PDTI, pois os modelos propostos precisam estar alinhados com o referencial estratégico”. O cronograma de execução do PDTI está sendo executado dentro do previsto e deverá ser finalizado até o dia 24 de fevereiro.

“Acreditamos que estamos produzindo um PDTI exequível pela Prefeitura, um instrumento com ações consolidadas e direcionadas para a eficiência da gestão, tecnologia da informação e inovação, em uma visão de Governo Digital”, disse Joanna Guerra, secretária municipal de Planejamento, ressaltando que todas as secretarias do município estão integradas e empenhadas na construção deste Plano.

O PDTI é referendado pela Instrução Normativa 04/2010-SLTI, do Ministério do Planejamento, e sua utilização é considerada uma boa prática a ser adotada em todas as esferas do serviço público. Ele possibilita o alinhamento entre as estratégias da instituição e a tecnologia da informação (TI), permitindo uma melhor gestão por meio de diagnóstico e metodologia definida, bem como do acompanhamento de metas e ações.

No âmbito da prefeitura do Natal, o projeto de elaboração do PDTI tem a gerência do professor doutor da UFRN, Manoel Veras, que é uma referência na área, e a coordenação de implantação é da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA).