A comunidade do bairro de Bom Pastor recebeu, na tarde desta segunda-feira (31), o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jesus Bom Pastor, localizado em um imóvel da rua Hermita Cansanção. O imóvel foi totalmente adaptado para receber 150 crianças em tempo integral e parcial, na faixa etária dos dois aos cinco anos de idade.

A diretora do Cmei, Mintza Idesis Jácome Bezerra, informou que a unidade educacional conta com uma infraestrutura que inclui brinquedoteca, chuveiródromo, escovódromo, refeitório, despensa, depósito, almoxarifado, cozinha, sala de professores, direção, coordenação, secretaria, salas arejadas, área de serviço e banheiros infantis.

O prédio do centro recebeu uma reforma geral da cobertura, pintura completa e revisão hidráulica e elétrica. Este foi o 25º Cmei entregue na atual gestão da Prefeitura do Natal. O Jesus Bom Pastor conta com uma equipe profissional de oito professores, dois vigias, um ASG, uma merendeira, uma coordenadora e uma secretária.

“Aplicamos no Cmei Jesus Bom Pastor uma metodologia de ensino que busca construir o conhecimento em parceria com os alunos, no qual o aprendizado é transmitido em duas vias e tanto as crianças como os educadores aprendem de forma interativa, explicou Mintza Bezerra.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, disse que a proposta educacional dos Cmeis surgiu a partir da identificação de uma carência antiga na educação infantil, que necessitava de mais qualidade. Nos novos centros as crianças são tratadas de forma integral, recebendo o cuidar junto com o aprendizado intelectual. “Para cumprir bem meu papel de gestora de Natal é necessário que as crianças da cidade estejam estudando em escolas de boa qualidade”, reforçou.

Para Micarla de Sousa, com os Cmeis foi possível acabar com a velha ideia de que muitas mães, devido às dificuldades financeiras, não podiam colocar seus filhos em centros educacionais de qualidade. “Com a proposta dos Cmeis isso agora não só é possível, como se tornou uma realidade concreta”, afirmou.

A chefe do Executivo municipal lembrou que, em apenas um ano e cinco meses de gestão, já entregou à cidade, além de 25 Cmeis, cinco escolas municipais. “Em uma escola no Passo da Pátria, uma mãe me pediu que tivesse uma atenção especial pela educação, para que ela não visse seu filho morrer no mundo das drogas, como havia acontecido com seu marido. Por isso temos buscado oferecer uma educação de qualidade para os jovens, que dessa forma poderão ter mais oportunidades de vida, longe da violência.”

Presente à solenidade, o secretário Municipal de Educação, Edivan Martins, informou que até o início do próximo ano serão entregues, entre reformados e novos, cerca de 20 Cmeis. “Estamos no início da Semana do Meio Ambiente e esperamos que este Cmei seja moldado também pela consciência ecológica, incutindo nos alunos a importância da preservação de nosso meio ambiente”, enfatizou.