Artes Plásticas, Exposições, Cultura Popular, Samba e Poesia. A décima terceira edição do “Cultura na Cidade” traz opções de lazer em casa para todos os gostos e estilos. A cada semana, os potiguares podem conferir a produção de projetos patrocinados pela Prefeitura do Natal nos últimos anos através de Editais, Leis de Incentivo, Fundo Municipal de Cultura e conhecer o acervo permanente do Município. Lazer de qualidade no Youtube para o isolamento social dos natalenses no endereço https://www.youtube.com/natalprefeitura.

Nesta semana, o público terá acesso a exposição “Meu Ouro”, do artista Leonardo Versieux. Seu trabalho de pesquisa é movido por um interesse que se volta às relações de posse, de forma a apresentar uma cartografia afetiva e autocrítica. Segundo o artista, “foram as novas experiências de posse que permitiram a descoberta do ouro existencial em um mundo capitalista de papéis de contratos, juros bancários e cartões de crédito. Estes inimigos ferozes das finanças pessoais e amigos do capital, aos poucos foram incorporados ao trabalho do artista que começou a pintar aos 11 anos de idade”. A exposição foi apresentada na Galeria Newton Navarro, da Secult/Funcarte.

Outra exposição que ganha destaque na programação semanal é da artista Nara Amélia com o tema “O Melhor dos Mundos Possíveis”. Nara realizou diversas exposições no Brasil e entre os prêmios recebidos se destacam “FUNARTE de Arte Contemporânea, 2012”, I Prêmio Ibema de Gravura, 2011; Prêmio Aquisitivo Programa de Exposições do CCSP, 2010 e ainda exposições na Contemporary Brazilian Printmaking, IPCNY, New York, EUA (2014); Convite à viagem, Rumos Itaú Cultural, São Paulo/SP, 2012; Labirintos da Iconografia, MARGS, Porto Alegre/RS, 2011; Hong Kong Graphic Art Fiesta, Hong Kong, China, 2011. A exposição apresenta gravuras e desenhos da artista e foi possível graças a parceria entre a Secretaria de Cultura e a Funarte.

Na área da Música, o Cultura na Cidade apresenta o projeto “Samba na Calçada 2019”, que acontece em Ponta Negra e uma vez por mês no Beco da Lama, com apresentações de artistas, músicos e compositores do RN. O movimento cultural do Grupo “RN Autoral do Samba ao Choro” mostra um repertório de samba e choro. As apresentações contam com a participação de artistas convidados de outros estados.

Na área de Documentários, o público poderá conferir o registro em vídeo do Xaxado da Serra, no município de Major Sales. Trata-se de um grupo formado por adolescentes e jovens que se apresentam em festivais e eventos locais. Xaxado é uma dança popular brasileira originada no Sertão de Pernambuco. Foi muito praticada no passado pelo cangaço da região, em celebração às suas vitórias. A palavra “xaxado” é uma onomatopeia do barulho xa-xa-xa, que os dançarinos fazem ao arrastar as alpercatas no chão durante a dança.

Ainda na área da Cultura Popular, a plataforma digital da Prefeitura do Natal apresenta o projeto “Memórias da Poesia”, com  os poetas e violeiros    Nonato Neto e André Santo, projeto realizado com acesso ao público no Pátio da Funcarte e sob coordenação do poeta Felipe Pereira. “Memórias da Poesia” tem como finalidade homenagear e rememorar a vida e obra de personalidades poéticas que contribuíram historicamente com a poesia natalense. O projeto funciona como uma extensão do consagrado ‘’Sexta da Viola’’, que acontece todas as primeiras sextas do mês no hall interno da Biblioteca Esmeraldo Siqueira, na Fundação Cultural Capitania das Artes.