Dentro do que foi pactuado com o Ministério do Meio Ambiente, a prefeita de Natal Micarla de Sousa lança nesta terça-feira (1º), às 9h, no palácio Felipe Camarão, dentro das comemorações da Semana de Meio Ambiente, a Agenda Verde, elaborada nos moldes da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que tem como meta identificar e reduzir os problemas ambientais relativos a consumo de energia, água, licitações e material de expediente e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), percussora do trabalho, já deu seu primeiro na construção dessa Agenda, elaborando seu Plano de Trabalho e o Termo de Adesão à A3P. O primeiro passo foi a criação de uma Comissão formada por dez profissionais com o objetivo de fazer um diagnóstico ambiental da secretaria. A partir daí foi aplicado um questionário junto aos funcionários para que eles respondessem quais as principais dificuldades relativas à iluminação, infiltração, níveis de ruído e equipamentos, encontrados dentro do seu ambiente de trabalho com o objetivo de detectar os problemas ergonometricos existentes.

Além disso, foi feito um levantamento dos programas de humanização executados pela secretaria, dos critérios ambientais resultantes na compra de material e contratação de serviços por licitação e como é feita a gestão dos resíduos, ou seja, a coleta seletiva, o acondicionamento dos resíduos orgânicos e perigosos (lâmpadas).

De posse deste diagnóstico ambiental foi elaborado um Plano de Ação para cada item com deficiência. Segundo o presidente da Comissão, o tecnólogo em Gestão Ambiental, Gustavo Soares de Araújo, neste primeiro momento será trabalhado a adequação dos resíduos, consumo de copos descartáveis e redução no consumo de energia. Com isto se espera reduzir nos primeiros três meses 10% no consumo de energia e em 100% na utilização de copos descartáveis.

Para isso, a secretaria já adquiriu novos depósitos para instituir na rotina diária do servidor a coleta seletiva de papeis e plásticos e o uso de canecas plásticas. Fechando este ciclo será dado um curso de capacitação a todos os funcionários para colocar em prática a Agenda Verde.

A Comissão da Agenda Verde da Semurb é formada biólogos, tecnólogos em gestão ambiental, turismólogo, geógrafo e técnicos em lazer e recreação.