Primeira comunidade contemplada foi Mãe Luíza, mas meta é implantar um Nudec em cada bairro para que exista realmente um trabalho em conjunto

A Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), reuniu nesta segunda-feira (31) líderes comunitários para explanação do projeto de implantação do 1° Núcleo de Defesa Civil (Nudec). Devido a sua formação de risco, a primeira comunidade contemplada foi o bairro de Mãe Luiza. Durante a apresentação do Nudec foi debatida a importância desta formação para a ação efetiva da Defesa Civil em Natal.

O coordenador de Defesa Civil do município, coronel Marcos Rodrigues, relatou casos que justificam e exemplificam o trabalho de prevenção otimizando o cotidiano do cidadão. “A inspeção feita nas lagoas de captação gerou uma documentação que foi enviada às entidades competentes e tenho certeza que esta ação evitou problemas maiores com a chegada das chuvas”, afirmou.

O Nudec é uma forma de encurtar a distância entre o Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) e a comunidade. No sentindo de conseguir um resultado eficaz, o projeto é implantar um Nudec em cada comunidade para que exista realmente um trabalho em conjunto.

Dentro dos núcleos haverá orientação permanente de como proceder em situações de caos civil, assessorando os cidadãos mais de perto e informando ao Comdec suas dificuldades. Todos os membros que formam a comunidade poderão participar na construção dos Nudecs. “O maior problema hoje na defesa civil é o lixo”, ressaltou o coronel Marcos.

Somente na limpeza da lagoa de São Conrado foram retirados mais de 500 caminhões-caçamba de lixo. “É necessário também educar a população. A maioria dos alagamentos ocorre por causa dos resíduos jogados nas ruas”, falou o componente da Associação dos Moradores do Bairro Nordeste, Luiz Monteiro.

Nas atividades do Nudec estão listadas: estímulo à população na construção da cultura de prevenção (organizando e executando campanhas de conscientização), cadastrar os recursos e os meios de apoio existentes na comunidade, promover treinamentos para ação em casos de risco, e principalmente manter contato permanente com a Comdec (colaborando na execução das ações de defesa civil), dentre outras.

“A partir do momento que estou ajudando meu próximo, estou ajudando a mim mesmo”, falou o componente do Conselho Comunitário de Parque dos Coqueiros, José Bezerra. E o coronel Marcos Pinheiro ressaltou: “Defesa Civil somos todos nós".