Não é só no combate e prevenção à Covid-19 que Natal está atingindo bons resultados. Em termos de transparência nas ações e na aplicação de recursos para enfrentar a pandemia, a cidade potiguar também está tendo desempenho destacado, a ponto de ter ficado em terceiro lugar entre as capitais brasileiras e ser a primeira da região Nordeste no ranking elaborado pelo organismo internacional Open Knowledge Brasil (OKBR).

De acordo com o levantamento, Natal atendeu às recomendações da entidade, promoveu importantes melhorias na divulgação de suas ações e subiu mais de 30 pontos no ranking, passando a integrar o grupo de governos com nível “Bom” de transparência. O último boletim coletou dados entre os dias 14 e 15 de julho e foi divulgado na última sexta-feira (17).

Dentre os procedimentos implementados pela Prefeitura de Natal para dar mais transparência às suas ações durante a pandemia, estão a elaboração de cartilha com orientações sobre a tomada de decisões no enfrentamento do coronavírus, divulgada para os gestores de todas as secretarias municipais; a uniformização e deflagração de processos licitatórios para a contratação de serviços, bem como a alimentação constante do portal da transparência municipal: https://www.natal.rn.gov.br/transparencia/#/.

Além dessas ações administrativas, a Prefeitura também implementou iniciativas de comunicação pública, criando o hotsite coronavirus.natal.rn.gov.br, com dados de boletins epidemiológicos do Município; informações sobre o coronavírus, como contágio, sintomas, dicas de prevenção; os protocolos de atendimento da rede pública municipal de saúde; e as iniciativas que a gestão municipal realizou até aqui para combater a Covid-19; além de tópicos relacionados à doença.

Para o controlador geral do Município, Rodrigo Quidute, essa é uma marca expressiva e mostra a prioridade que a gestão da Prefeitura de Natal vem dando ao enfrentamento à Covid-19: “Esse ranking só demonstra como estamos trabalhando esse aspecto da transparência, que é um dos pilares da gestão não só neste momento, mas ao longo de toda a sua trajetória. A população tem o direito de saber onde estão sendo aplicados os recursos oriundos dos impostos que paga. É compromisso nosso seguir aprimorando nossos métodos de governança, ampliando o acesso aos dados e trazendo ainda mais transparência”, destacou.

Já a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal, Juliana Araújo, enfatiza: "Estamos numa ótima colocação regional e nacional. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo de fazer o serviço de transparência à população para que ela entenda qual o perfil da doença no nosso município e direcionar as ações da gestão para que a gente sempre esteja atento aos locais com maior necessidade, como na parte de vulnerabilidade e assistência"

O Índice de Transparência da Covid-19 é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus que têm sido publicados em portais oficiais pela União, pelos estados brasileiros e pelas suas capitais. A instituição acredita que, para superar momento tão desafiador para gestores públicos e para a população, a ferramenta mais poderosa é a colaboração e a informação.