A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres – Semul, dá sequência à série de podcasts voltados ao empoderamento feminino nesses tempos de pandemia e isolamento social. A 1ª Temporada trabalhou o tema “Atuação da Semul e a questão da violência contra a mulher” e, com a sua conclusão, tem início nesta quarta-feira (15) a 2ª Temporada que contará com mais quatro episódios trazendo a temática “Mulher e Mercado de Trabalho”.

 

A conquista por espaços justos e igualitários no mercado de trabalho tem sido uma cruzada enfrentada pelas mulheres no mundo todo. Situações no ambiente corporativo em que mulheres e homens que desempenham a mesma função, têm as mesmas responsabilidades e competências e mesmo assim a mulher percebe salário inferior ao do homem, tem sido lugar comum há anos, deixando evidente uma cultura machista enraizada na sociedade.

 

“Segundo dados da pesquisa Catho, de 2019, 30% das mulheres possuem nível superior e pós-graduação, enquanto homens são 24%, e ainda assim o salário deles pode ser até 52% a mais que o das mulheres, exercendo uma mesma função”, destaca Andréa Ramalho, secretária municipal de Políticas para as Mulheres, e completa: ´’É notório que avanços aconteceram, inclusive que muitas profissões historicamente ocupadas pelo gênero masculino, hoje em dia contam com a presença feminina, como no ramo da construção civil, no setor de transportes, na área da segurança pública, dentre tantas outras profissões, mas ainda há muito para avançar”.

 

O empoderamento das mulheres no mercado de trabalho é uma realidade que veio para ficar, ainda que se saiba que o caminho a ser percorrido até a igualdade de gêneros seja longo e cheio de obstáculos. Pensando nisso e visando provocar uma reflexão, a SEMUL traz nessa segunda temporada de podcasts, episódios que levantarão os temas “EMPREENDEDORISMO FEMININO” e “DIREITOS DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO”.

 

Importante lembrar que, mesmo nesses tempos de pandemia em que o isolamento social é uma atitude necessária para a contenção do vírus da COVID-19, os equipamentos da Prefeitura do Natal, geridos pela Semul, como o Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser e da Casa Abrigo Clara Camarão, que dão conta de atendimentos às mulheres vítimas de violência com ou sem risco iminente de morte, encontram-se funcionando e ao dispor das mulheres natalenses.

 

Para ouvir o 1º episódio da 2ª Temporada, basta acessar o link https://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/midia/RD/radio20200714_822.mp3 .E se você ainda não ouviu os quatro episódios da 1ª Temporada, pode ouvir acessando os links abaixo:

 

 1º episódio: https://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/midia/RD/radio20200617_801.mp3 

Com Andréa Ramalho Alves, Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Natal.

 

 2º episódio: https://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/midia/RD/radio20200626_809.mp3 

Com Ana Cláudia Mendes, Diretora do Departamento de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SEMUL Natal.

 

 3º episódio: https://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/midia/RD/radio20200702_813.mp3 

Valéria Oliveira, Coordenadora da Casa Abrigo Casa Camarão (CACC).

 

 4º episódio: https://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/midia/RD/radio20200702_814.mp3 

Mayara Miranda, Coordenadora do Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser (CREN).