Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Educação (SME) preparou para esta terça-feira (1/6) uma Gincana Ecológica que deverá reunir no Parque das Dunas cerca de mil alunos de 10 escolas da rede municipal de ensino. A Semana do Meio Ambiente será aberta oficialmente na manhã de segunda-feira (31), na Escola Municipal Francisca Ferreira, localizada na Avenida Industrial João Francisco da Motta, 3804, em Bom Pastor.

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) Maria José dos Santos, a proposta é utilizar o espaço e as atividades lúdicas para desenvolver nos alunos a consciência da importância na preservação do meio ambiente. Para isso, explica a diretora, uma série de atividades serão realizadas paralelas à disputa entre as escolas.

Os alunos participantes serão transportados para o Parque das Dunas em ônibus cedidos pela SME. Segundo o chefe de Cultura e Esportes da Educação Infantil, Felipe Galvão Lopes, a gincana acontece das 9 às 11 horas e das 14h30 às 17 horas. Os alunos vencedores vão receber medalhas.

Na programação acontece também uma blitz educativa e plantio de árvores nativas pela Guarda Mirim, oficinas ecológicas, contação de histórias, exposição, experimentos e jogos educativos. O resultado das pesquisas realizadas no parque será divulgado. O ônibus do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte estará aberto à visitação.

Maria José ainda destaca que durante a realização da Gincana Ecológica, acontecem os lançamentos do Prêmio Caern de Redação para os alunos da rede pública de ensino e do Projeto Ambiente Saudável, com coleta seletiva e a substituição de copos descartáveis.