“Deixe a Gripe na Saudade. Vacine-se” é o slogan da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso 2009, para a faixa etária de 60 ano e mais, que este ano acontece neste sábado 25 de abril, “Dia D” da campanha.

Em Natal a Secretaria Municipal de Saúde abre às 8 horas, no Centro Especializado de Atenção à Saúde do Idoso – Centro Clínico Dr. Carlos Passos que fica na Praça Augusto Severo, nº 281, Ribeira, Distrito Leste.

Para evitar filas grandes e desconforto para os idosos, a SMS já está disponibilizando a vacinação contra o vírus influenza desde segunda 20, nas Unidades de Saúde dos cincos Distritos Sanitários.

A população total de idosos acima de 60 anos é de 73.071. A meta de acordo com o Ministério da Saúde é vacinar 80%, que corresponde a 58.456 idosos.

A SMS dispõe de 73.071 mil doses de vacinas contra a gripe. Estarão envolvidos nesta campanha 1.502 profissionais distribuídos em 152 postos fixos e 22 volantes, totalizando 174 postos, que fazem coberturas nos cinco Distritos Sanitários.

A vacinação contra gripe influenza prossegue até dia 8 de maio, nas unidades de saúde da SMS, das 8 às 17 horas.

O vírus influenza que provoca a gripe é transmitido de pessoa para pessoa pelo ar, causando geralmente febre alta, dor de garganta, tosse, dores pelo corpo e cabeça, fraqueza e mal – estar, que pode evoluir para pneumonia ou outras doenças mais graves.

A vacina é anual, raramente causa reação. Sendo importante que todos se protejam. A SMS recomenda levar o cartão de vacinação para controle e atualização do esquema.

Veja relação dos postos de vacinação