Muitos não sabem, mas Natal é uma das poucas cidades brasileiras a comemorar o Dia do Artista Plástico, lembrado em 8 de maio. Não é para menos, afinal, a capital potiguar sempre respirou ares vanguardistas, especialmente no tocante às artes. A data, comemorada há dez anos, será lembrada por uma semana — de 04 a 10 de maio — pela Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

“O tema que permeia os cinco dias de programação resgata a memória desses dez anos das artes visuais em Natal”, explica a coordenadora do Núcleo de Artes Visuais da Funcarte, Sanzia Pinheiro. Intervenções urbanas, Feira de Artes Visuais no Porto de Natal, exposições, grafitagem e ônibus circulando com obras de arte se espalham por toda a cidade durante os sete dias de evento. Todas as manifestações artísticas podem ser vistas gratuitamente. Foram convidados a participar os artistas Tadeu Chiarelli (SP), Clarisse Diniz (CE), Jared Domicio (CE), Pedro Pereira (RN), Fábio de Ojuara (RN) e Jota Medeiros (RN).

Palestras

Uma programação diversificada de segunda a domingo foi elaborada pelo Núcleo de Artes Visuais da Funcarte. A abertura das comemorações do Dia do Artista Plástico acontece dia 4 de abril (segunda-feira), às 19h, no Auditório da Capitania, onde os artistas Pedro Pereira e João Natal fazem uma retrospectiva dos dez anos de história das artes visuais em Natal.
Na terça-feira (05/05), o artista cearense Jared Domicio também estará no auditório da Capitania das Artes, a partir das 19h, proferindo a palestra Projetos e Portfólios: Ideias e Construções.

Intervenções urbanas invadem Natal

Na Quarta (06/05), na quinta (07/05) e na sexta-feira (08/05), dez intervenções urbanas acontecem nos quatro cantos de Natal, todas com temáticas relacionadas à memória das artes visuais na capital. Além disso, os ônibus da cidade se tornam um instrumento de expressão da arte. Um ônibus inteiro será grafitado ao vivo, e quatro ônibus circularão com bus doors (janela traseira do ônibus) que levarão releituras particulares de artistas natalenses das obras de Moura Rabelo, cujo legado artístico é considerado um dos mais importantes da história potiguar.

Moura Rabelo nasceu em Natal em 18 de outubro de 1895, tornou-se conhecido nacionalmente e elogiado por nomes como Dorian Gray, que cita o retrato de Manuel Bandeira como um dos melhores feitos pelo artista. Rabelo era dotado de grande habilidade para pintar retratos de pessoas e paisagens do ambiente potiguar.

Exposições

Duas exposições serão inauguradas em comemoração ao Dia do Artista Plástico. A mostra coletiva de pintura “Nuances” abre na quinta-feira (07/04), às 18h, no Natal Shopping, sem tempo de exposição definido.
No domingo (10/05), acontece na Galeria de Artes da Funcarte a vernissage da exposição sobre arte contemporânea realizada também por um coletivo de artistas, a qual se estende até 20 de maio.

Feira de Artes Visuais


Às margens do Potengi, em frente à Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), as pessoas poderão apreciar no sábado (09/05) as obras expostas na Feira de Artes Visuais, e o melhor: terão a oportunidade de comprá-las por, no máximo, R$ 50. “Além do preço, estabelecemos um limite de tamanho para as obras, que não deve ultrapassar 30 X 30. É uma forma de estimular a comercialização dessas artes, uma das metas da nossa gestão. Os filhos podem até comprar os presentes do Dia das Mães lá”, brinca Sanzia Pinheiro.


O artista plástico de São Paulo Rafael Beznos também participa da Feira projetando imagens da cidade que podem ser modificadas pelos participantes, o que permite a eles fazer intervenções urbanas na cidade.

Orientações para projetos

O artista plástico Jared Domicio, que profere palestra na terça-feira, também orientará um grupo de 20 artistas a inserir projetos em editais. O convidado cearense ensinará os trâmites necessários à inserção para cada artista em particular, já que cada projeto tem sua especificidade. A orientação acontece na quarta-feira (05/05) e na quinta-feira (06/05). As inscrições para participar já estão abertas, e podem ser feitas na Funcarte.




Programação Dia do Artista Plástico
(4 a 8 de maio)



SEGUNDA_04/05:
10 ANOS DO 8 DE MAIO
Palestrante: PEDRO PEREIRA e JOÃO NATAL
Horário: 19h
Local: auditório da FUNCARTE

TERÇA_05/05:
PROJETOS E PORTFÓLIOS: IDÉIAS E CONSTRUÇÕES
Palestrante: JARED DOMICIO
Horário: 19h
Local: auditório da FUNCARTE

QUARTA_06/05:
Manhã e Tarde:
Orientação de projetos com os artistas agendados: JARED DOMICIO
Local: FUNCARTE
INTERVENÇÕES URBANAS NA CIDADE
Abertura da Exposição NUANCES
Local: Natal Shopping
Hora: 18h

QUINTA_07/05
Manhã e Tarde:
Orientação de projetos com os artistas agendados: JARED DOMICIO
Local: FUNCARTE
Intervenções urbanas
MESA REDONDA:
Horário: 19h
Auditório da FUNCARTE

SEXTA_08/05
MANHÃ /TARDE
Intervenções urbanas
19h_ABERTURA DA COLETIVA
Galeria da FUNCARTE
Intervenções urbanas

SÁBADO_09/05
16h_FEIRA DE ARTES VISUAIS
Local: