O Projeto de Rádio desenvolvido por alunos e professores da Escola Municipal Celestino Pimentel será demonstrado dentro da programação do IV Congresso de Educação da UNP, que irá se realizar de 24 a 28 desse mês. A escola foi convidada para apresentar a proposta da rádio escola, realizada há mais de um ano dentro das atividades do Mais Educação e trazendo excelentes resultados.

De acordo com a diretora Josyáurea Atanásio, a equipe da escola irá levar toda a estrutura da rádio para o evento, demonstrando na prática como é o seu funcionamento no dia-a-dia. “Também vamos fazer um histórico do projeto e uma análise de como tudo começou, ou seja, desde a fundação. Iremos mostrar também os resultados na aprendizagem dos alunos”, disse.

A rádio é um projeto que conta com a participação voluntária do radialista Francis Jr e movimenta os horários de intervalo da escola, nos três turnos. Ao todo são 25 alunos, entre 10 e 17 anos, envolvidos no projeto, responsáveis não apenas pela redação, mas pela locução das notícias que vão ao ar.

O início do trabalho foi possível graças à a articulação e motivação do grupo de alunos, funcionários e professores. O material utilizado era um equipamento de sonorização e uma mesa de som já existentes na escola. Em agosto do ano passado, através do programa do MEC Mais Educação, a escola recebeu um computador, o que garantiu a instalação de novos programas que facilitam a colocada da rádio no ar.

O IV Congresso de Educação da UNP, que tem como tema “Profissão Docente, os Desafios da Contemporaneidade’, vem com a proposta de refletir os novos caminhos para a educação potiguar em suas diversas facetas e desafios, trazendo reflexões sobre o Multiculturalismo, a inclusão, o corpo, o meio ambiente e a saúde, as novas tecnologias e a formação leitora.A professora Tânia Leiros, secretária adjunta de Gestão Pedagógica, avaliou a participação da escola neste evento: “Fico feliz por podermos apresentar essa experiência educativa exitosa no campo das comunicações orais”, disse.