A 3ª edição dos Jogos Paradesportivos do Natal foi um sucesso. As atividades começaram com o Fórum sobre o Esporte Paralímpico no dia 19 de novembro e as palestras foram realizadas em três localidades: Maurício de Nassau, UNI-RN e Estácio. Já os Jogos, aconteceram da quinta-feira (28/11) até o domingo (01/12) no Palácio dos Esportes, Campo de Futebol Society de Brasília Teimosa, UNI-RN e Aeroclube Natal.

A competição contou com a participação de atletas das seguintes instituições: Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef), Associação Paradesportiva do RN (Aparn), Esporte Superação, Clube Paralímpico, Aero Clube, FMLC e Associaçao de Surdos de Natal (Asnat).

Essa é mais uma competição realizada pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), que tem como principal objetivo disseminar e incentivar a prática esportiva como forma de inclusão social, gerando engajamento e bem-estar para os cidadãos da capital potiguar. Neste ano de 2019, foram promovidas oito modalidades esportivas para os competidores, atendendo diversas pessoas com diferentes deficiências, assim como nas mais variadas idades.

O primeiro dia de competição foi na sexta-feira (29/11), no Palácio dos Esportes, com Tênis de Mesa para cadeirantes. No mesmo dia e local, foi a vez do halterofilismo, que contou com seis atletas do público feminino e masculino, somando um total de 12 competidores na modalidade. Também na sexta, a UNI-RN recebeu a natação, que teve 31 atletas participantes.

No sábado (30/11), foi a vez da Bocha, no Palácio dos Esportes, reunindo um total de 23 atletas, sendo destes nove mulheres e 14 homens.  Na sequência, no Aeroclube Natal, pela primeira vez foi realizada a competição de Tênis de Quadra para cadeirantes, juntando oito competidores do público masculino. Por fim, no Campo de Brasília Teimosa, ocorreu futebol society para surdos e para amputados em disputas acirradas entre os times.

Os III Jogos Paradesportivos do Natal encerraram no domingo, 1° de dezembro, com a Corrida Infantil no Palácio dos Esportes. Ao todo, 170 crianças entre 02 e 14 anos, todos com suas famílias, participaram do momento de muita emoção e superação. Entre todas as modalidades, foram 459 atletas que fizeram parte da edição de 2019 da competição.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Danielle Mafra, reforça o quão importante é promover eventos que quebram barreiras sociais e podem engajar pessoas deficientes. “Natal já é uma grande referência entre do esporte paralímpico e oportunidades como essa possibilitam o para atleta amador e as pessoas com deficiência serem apresentadas ao esporte e acreditarem que a prática é possível seja. A esfera de competição, como atividade física regular ou até como ação do lazer delas. Ficamos muito felizes de com os jogos abrir essas portas", afirmou.