Novembro está acabando, mas as unidades continuam as ações alusivas ao mês de conscientização sobre o câncer de próstata e atenção à saúde do homem. Nessa segunda-feira (25/11), a Unidade de Saúde Monte Líbano, localizada no distrito oeste, realizou um evento que marcou o encerramento das ações do Novembro Azul.

 

 

O público presente pôde conferir diversas atividades que incentivam os cuidados com a saúde da população masculina, como a realização de testes rápidos e encaminhamento para PSA (Antígeno Prostático Específico). 

 

 

O evento também contou com a palestra “O que é câncer de próstata?”, que tinha o intuito de levar informações sobre os riscos da doença, conscientizando sobre seus sintomas e a importância de exames como o PSA e o toque, para aqueles usuários que notaram a presença de alguma alteração ou sintoma.

 

 

Além da população masculina, público-alvo das ações desenvolvidas, a palestra pretendia também informar e atingir os demais usuários que frequentam a unidade, para que eles pudessem agir como multiplicadores de conhecimento. “A ideia é que essa esposa, ou filha, ou vizinho que assistiram a palestra, possam estar levando essas informações para aquele homem que não frequenta a unidade preventivamente”, explica Elionara Silva de Lima, enfermeira da unidade.

 

 

As ações do novembro azul também acontecem nas Unidades de Saúde de Pirangi, dia 26, Rosângela Lima,  dia 28 e Felipe Camarão II e III, dia 29.