Com o tema “Minha Natal tem praia e coqueiral. Cidade bela não há igual: conheça seus encantos e valores”, o Centro Municipal de Educação Infantil Jesiel Figueiredo realizou a X Mostra Cultural, com a participação das crianças, dos familiares e da comunidade escolar.

No projeto do segundo trimestre de 2019, desenvolvido dentro de uma dimensão didático-pedagógica, as crianças conheceram a história da cidade, partindo inicialmente do livro “Natal a noiva do sol”, da escritora Clotilde Tavares. No projeto também foram realizadas aulas de campo, onde as crianças visitaram pontos turísticos, históricos e culturais.

Algumas músicas e poesias sobre a cidade foram trabalhadas com as crianças, que se deslumbraram com suas descobertas acerca do município. Foi apresentado numa linha do tempo um panorama histórico-geográfico, desde a fundação até os dias atuais, ilustrados com gravuras e fotografias de pontos históricos.

Durante a mostra, as crianças se apresentaram, compartilharam experiências e aprendizados, também cantaram, leram poemas e se divertiram ao som de músicas de artistas locais como “Linda Baby” de Pedro Mendes.

No projeto cada turma visitou pontos específicos da cidade, a turma do Nível I visitou o Rio Potengi e aprendeu sobre os índios locais, já o Nível II, conheceu a praia da Redinha, a Ponte Newton Navarro e o Aquário Natal. A turma do Nível III, visitou o litoral urbano, as praias de Ponta Negra, a Barreira do Inferno e o maior cajueiro do mundo localizado na praia de Pirangi. Os Níveis IV visitaram os bairros antigos da Ribeira, Cidade Alta, Alecrim, e os pontos turísticos, Forte dos Reis Magos, Igreja da Redinha e Parque da Cidade.

Danilo Oliveira de Andrade, que faz parte da turma do Nível IV, compartilhou as atividades que aprendeu com o projeto. “Eu fiz a maquete do Forte dos Reis Magos, localizado na Zona Leste de Natal, e também realizamos a visita”.

A coordenadora pedagógica Maria Alves de Araújo Medeiros, explicou que foi um trimestre muito rico e movimentado. Fomos a vários pontos turísticos com as crianças e aí eles fizeram as releituras em forma de maquete, com técnicas de arte, dessa forma eles se identificam, nas fotos e nos próprios trabalhos”, disse.

A mãe de Liz Bueno Galvão, do Nível II e Murilo Bueno Galvão, do Nível I, Ariane Bueno, afirmou que esse tipo de projeto é muito importante e necessário para a aprendizagem dos filhos. Acho importante o fato de que hoje os pais podem vir ao CMEI, e ficar por dentro do projeto, faz com que possamos enfatizar o tema em casa”. Ariane ainda relatou “durante o final de semana nós visitamos alguns pontos da cidade e o meu filho Murilo explicou algumas coisas que ele aprendeu no projeto, como a importância de não jogar lixo no chão e cuidar do ambiente onde vivemos”.