Aconteceu nesta quarta-feira (30/10) mais um encontro que discute a prevenção ao câncer de mama. Desta vez, o bate-papo sobre prevenção, autocuidado e relatos de experiência aconteceu a partir das 9h da manhã, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As facilitadoras da roda de conversa foram as profissionais de saúde Aureni Vieira, Genise Monara, Natália Musalene e outras voluntárias. O público alvo foram as mulheres e os interessados no assunto que trabalham na SMS.

 

 

Maria Marli é voluntária da rede feminina de combate ao câncer, uma ONG de abrangência municipal e que atua na Liga Contra o Câncer, ela também participou da palestra como facilitadora e explica que “o intuito de hoje é falar um pouco sobre as experiências no voluntariado no combate ao câncer que aflige não só mulheres como homens e crianças. sempre lembrando que a prevenção melhor remédio”. 

 

 

No auditório da UNP (Av. Nascimento de Castro) ocorreu paralelamente uma palestra com o tema “Ampliando o Conhecimento Sobre o Câncer de Mama” com os palestrantes a enfermeira Danielli Matias abordando a prevenção e o tratamento, e o médico Diego de Medeiros citando assuntos como o exame físico e diagnóstico. O evento aconteceu das 8h até 12h30 e o público alvo foram médicos e enfermeiros. 

 

 

A voluntária Maria Marli destaca que o fortalecimento da campanha Outubro Rosa a partir da Secretaria Municipal de Saúde é muito importante. Para ela “percebo que o Outubro Rosa trouxe para o Brasil e para o Rio Grande do Norte muito foco para este assunto ser debatido, assim diminuindo a dificuldade da detecção e aumento de fluxo de informações. Claro que tudo isso foi fortalecido com as Secretarias de Saúde promovendo não só saúde como educação sobre este tema que pode salvar muitas vidas”.