O investimento da Prefeitura do Natal na recuperação de áreas do Centro Histórico da capital potiguar segue rendendo frutos para a cidade. Além de os projetos de revitalização do Beco da Lama e do Espaço Cultural Ruy Pereira, a gestão do Município local montou palcos do Natal em Natal e iluminação natalina, garantindo a frequência das pessoas nas ruas. Grandes shows foram realizados e contou com a aceitação do público natalense. O Carnaval foi outro evento que movimentou o Centro. Todo esse investimento resultou na inserção desses locais em um dos passeios turísticos mais buscados entre os visitantes da cidade, no momento.
O passeio visita os principais pontos do corredor histórico e cultural de Natal, com destaque para os grafites no beco da Lama e no Ruy Pereira. Ao passar por esses locais, os visitantes recebem informações sobre a história da capital, os movimentos culturais, arquitetura e a religiosidade do natalense. Segundo informações da empresa que está explorando o passeio, em média 100 pessoas/dia têm optado por fazer o roteiro, que inclui uma pequena caminhada entre essas áreas do Centro Histórico.
A Prefeitura também investe no local para que as expressões artísticas e culturais potiguares sejam valorizadas, atraindo ainda mais turistas e o próprio natalense. Em breve, uma extensa programação cultural será organizada nessa área. Através da Secretaria de Cultura, uma seleção artística foi feita para auxílio financeiro na organização da programação dos eventos do Centro Histórico. Projetos de samba, artes plásticas, cultura popular, dança, tributos, homenagens e tradições que vão do coco ao choro, estarão na pauta semanal do Beco da Lama e adjacências.
“Com este leque de projetos de reconhecidos fazedores de cultura da cidade, o Centro Histórico passa a viver um momento inédito. Faz parte do trabalho de revitalização planejado pelo prefeito Álvaro Dias e que contempla desde o novo Beco da Lama e agora ações permanentes que irão promover a economia criativa, o turismo, a cultura e o lazer de qualidade”, comentou o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.
Além disso, para garantir o fluxo de turistas em Natal, o prefeito Álvaro Dias renovou recentemente, um convênio firmado com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH/RN) e a Azul Linhas Aéreas. A parceria realiza a divulgação da capital potiguar junto a cidades do sudeste do país. A campanha “Tudo começa Azul” resultou num incremento de 25% no número de pacotes vendidos para Natal em 2018.