A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), iniciou a arborização das casas, que estão sendo entregues pela Prefeitura destinadas aos moradores removidos do Maruim. O primeiro deles foi realizado nesta segunda-feira, 3 de maio, em frente a uma das casas da rua Crezo Bezerra, no bairro das Quintas, zona oeste da cidade, com o plantio de uma aroeira, em alusão ao dia do Pau-brasil (03/05).

Na ocasião estavam presentes, a prefeita de Natal Micarla de Sousa, o secretário da Semurb, Olegário Passos, o secretário adjunto de Gestão Ambiental da Semurb, Ariosto Costa, entre outras autoridades. Para a prefeita Micarla de Sousa aumentar a camada verde da cidade é uma de suas metas. “No ano passado plantamos mais de 20 mil mudas e queremos plantar ainda mais. É muito importante esse trabalho, em todos os projetos de habitação estaremos em parceria com a Semurb para estarmos sempre plantando em nossa cidade”, disse.

Para o secretário da Semurb Olegário Passos, o objetivo da Secretaria, é aumentar a cobertura verde para gerar mais sombra. “Foram feitos estudos, através das fotos termais para saber quais as áreas mais quentes e que merecem de imediato a arborização. Ressaltou ainda que a participação da sociedade, no que diz respeito à consciência e sensibilização para a preservação do verde. Até o final do ano esperamos plantar cerca de 50 mil mudas”.

As escolhas das espécies são feitas por meio de estudos realizados anteriormente pela secretaria. “É verificada, largura da calçada, fiação elétrica, rede subterrânea e a disponibilidade do horto para a escolha das mudas. Neste caso, em frente as 07 casas, plantaremos 04 mudas, sendo duas de aroeira e duas de cumixa. Haverá ainda um termo de compromisso que será assinado pelos moradores para cuidar e preservar as espécies.” Informou a chefe do Setor Arborização da Semurb, Vera Lúcia Rodrigues.
Dona Almira, moradora da casa onde foi plantada a muda de aroeira, declarou que está muito satisfeita com a casa e com a iniciativa da Prefeitura de plantar uma árvore em sua nova morada. “Estou muito feliz na minha casa nova, e com a muda dessa planta, cuidarei dela como se fosse um filho”, completou.