A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), vai inaugurar nesta quinta-feira(29), às 18h30, a reforma da Praça das Mães de Lagoa Nova. A entrega marca também a mudança do nome do espaço, que passa a se chamar “Praça das Mães Zilda Arns”, em homenagem à pediatra e sanitarista brasileira, fundadora da Pastoral da Criança, que faleceu em janeiro de 2010. A inauguração contará com a presença da prefeita Micarla de Sousa.

Uma das novidades da praça, que fica entre as ruas Eduardo Gomes, Tororós e Baía Formosa, no bairro de Lagoa Nova, é a chegada da Academia da Primeira Idade no Estado e de mais uma Academia da Terceira Idade – a quinta da capital.

A restauração da Praça das Mães Zilda Arns atende a uma reivindicação da comunidade. Os recursos foram obtidos junto ao Ministério do Turismo por emenda parlamentar proposta pela deputada federal Fátima Bezerra. Foram investidos na obra R$ 313.288,56. A ordem de serviço foi assinada pela chefe do executivo municipal no dia 3 de agosto do ano passado, com a participação da deputada.

Com a execução do projeto de restauração, o equipamento recebeu um novo passeio e a construção de bancos, além de paisagismo. “Para nós, a Praça das Mães Zilda Arns agora é que foi construída, porque executamos uma obra muito completa, oferecendo agora todo o espaço que antes não apresentava funcionalidade para a população”, disse a diretora do departamento de Operações da Semsur, Jailene Carvalho.

Academias da Primeira e da Terceira Idade

A Praça das Mães Zilda Arns foi contemplada com a primeira Academia da Primeira Idade do RN. O projeto pioneiro no Estado é a versão infantil da Academia da Terceira Idade (ATI).

Essa nova estrutura é formada por brinquedos, que tem uma dinâmica semelhante à de um parque infantil. O objetivo é unir o exercício ao lazer, estimulando a atividade motora das crianças e despertando, assim, o interesse pela atividade física desde cedo.

Por outro lado, a ATI é um sucesso em Natal. Idosos lotam os equipamentos na Praça Augusto Leite, no Tirol; na Praça Kalina Maia, em Lagoa Nova; no Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, no Gramoré; e na Praça Aluizio Alves, na Cidade da Esperança.