O ProJovem Adolescente do bairro das Quintas, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), realizará nesta quinta-feira (29), a partir das 8h, ações de saúde e cidadania na Unidade Básica de Saúde do bairro As ações fazem parte do encerramento de um ciclo de atividades do Programa ProJovem, que trabalhou junto com 300 adolescentes temáticas como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), Dengue, Hepatite e outras doenças.


O Programa firmou parceria com a Unidade Básica de Saúde das Quintas para o dia da ação, que colocará a disposição dos adolescentes e da comunidade dentista, enfermeiras, nutricionista, psicólogo, ginecologista e mastologista. Eles irão realizar palestras sobre a importância dos cuidados na saúde, principalmente sobre as DST e o uso de preservativos. Haverá ainda um profissional que apresentará uma peça teatral sobre gravidez na adolescência e sobre a importância do exame de mama.


Serão realizadas ainda vacinações contra a gripe A (H1N1), Hepatite, Tríplice, Antitetânica, Sarampo, etc. Uma oportunidade para os adolescentes deixarem os seus cartões de vacinação em dia, com todas as vacinas necessárias. O dentista da Unidade de Saúde aplicará flúor naqueles que tiverem interesse.


De acordo com a coordenadora do ProJovem das Quintas, Selma Demicá, a ação visa aproximar os temas de saúde e sexualidade aos adolescentes e suas famílias.“Muitas vezes nos deparamos com meninas de 12 anos grávidas e com meninos que temem em assumir a homossexualidade. Vemos também que a maioria deles não recebe orientações em casa e que ainda há muitos tabus na sociedade. Então, essa ação irá contribuir para informar os adolescentes sobre os cuidados com a saúde e sobre as formas de prevenção de doenças, além de convidar os pais para esse dia para dar abertura ao tema dentro dos lares, aproximando a família do jovem”, explicou a coordenadora.