Na tarde desta quinta-feira (14), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) realizou, no Solar Bela Vista, a solenidade de entrega da “Medalha do Mérito Nísia Floresta” a quatro mulheres de grande valor social. Foram homenageadas: Ana Lúcia Raymundo (defensora pública), Quitéria Kelly Lucena da Silva (artista), Analúcia de Azevedo Silva (conselheira do CMDM) e Ana Paula de Araújo (vereadora de Natal).

Esse reconhecimento é concedido anualmente a mulheres atuantes, de destaque e valor intelectual, científico e cultural e que pela sua obra ou atividade, tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade ou do estado e tenham se destacado em ações de interesse social em prol da mulher.

“Essa homenagem da Prefeitura Municipal do Natal faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, por iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Nossa luta é incansável para que possamos viver com mais igualdade e respeito, que nós mulheres possamos ocupar postos de comando", disse Andrea Ramalho, secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que na ocasião representou prefeito interino de Natal Paulinho Freire.

A medalha leva o nome de Nísia Floresta, por ser considerada a pioneira do feminismo no Brasil e defensora dos direitos das mulheres, dos índios e dos escravos.

HOMENAGEADAS

Ana Lúcia Raymundo
Defensora pública, titular da segunda vara criminal, membro da Comissão de Direitos da Mulher do Colégio Nacional de Defensores Gerais, Conselheira do Conselho Estadual de Políticas para as Mulheres e criadora do projeto “Mulher Viver com Dignidade”. É também coordenadora do Coletivo Nísia Floresta.

Quitéria Kelly Lucena da Silva
Formada em artes cênicas pela UFRN, criou o grupo Carmin, sendo a sua primeira peça teatral “Pobres de Marré”. Participou de movimentos de teatros femininos derivados de outros movimentos feministas mundiais, entre eles, o de “Mandela Project” e o “Projeto Unidade de Palhaçada Intensiva”. Atualmente Quitéria participa da luta pela garantia da equidade e igualdade entre homens e mulheres.

Ana Lúcia de Azevedo Silva
Servidora pública, filósofa, graduada em artes pela UFRN, mestre em estudos urbanos e regionais. Professora desde 2004, já desenvolveu trabalhos de incentivo e criação de corais e grupos de flautas na SEMPLA. Exerceu a função de Secretária Adjunta, atuou no transporte e no planejamento das ações para Copa do Mundo de 2014 e atualmente é membro do Conselho Municipal dos Direitos da mulher.

Ana Paula de Araújo
Vereadora do município do Natal, é administradora e produtora cultural. Atualmente é membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher e atua no combate ao feminicídio e outros tipos de violência contra a mulher. Apoia clubes de Mães em vários bairros de Natal oferecendo cursos de qualificação para mulheres de todas as faixas etárias.