A Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura do Natal (Semob) esclareceu, por meio de entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (20), que a pasta não é responsável por problemas na emissão dos dados para as autorizações de meia passagem no sistema de transportes coletivos da cidade.        

A Semob mantém um Registro Único (RU) para cada estudante matriculado nas escolas de Natal. Esse RU deve ser renovado anualmente, com as informações enviadas pelas escolas para o cadastro da Secretaria. No momento em que recebe esses dados, das escolas e entidades estudantis, o sistema de controle da Semob compara as informações dos estudantes em relação aos dados do ano anterior.

Segundo Saul Amorim, diretor de operações e permissões da Semob, a secretaria funciona como um gestor de segurança para essas concessões de meia passagem, zelando para que somente o verdadeiro estudante obtenha a permissão, e afastando a existência de falsos estudantes onerarem o sistema de transporte público.

 

O diretor explicou ainda que alguns dados são enviados errados para a Secretaria, seja por erro de digitação ou por qualquer outro motivo, e essa duplicidade de informações aciona o sistema de segurança, suspendendo o direito da permissão da meia passagem até que a escola em que o aluno esteja matriculado reenvie os dados, corrigindo os erros.

“Nós da Semob não mexemos ou alteramos os dados enviados anualmente pelas escolas. Recebemos os dados, jogamos no sistema e autorizamos a meia passagem àqueles que estejam regularizados. Quando há informações erradas, o RU é suspenso e as escolas é que precisam mandar esses dados dos alunos. Se as informações chegam incorretas, seja por uma letra errada, uma data, ou um nome trocado, nós não podemos autorizar a permissão da meia passagem antes que a Escola corrija o erro”, informou Saul Amorim.

Carteiras  

Até a manhã desta terça-feira, 186 mil estudantes de Natal, das redes pública e privada, estavam aptos a produzir carteiras de estudantes com data 2010 e receber a concessão para a meia passagem.

A validade das carteiras 2009 será extinta no último dia do mês de abril. As entidades credenciadas para emitir carteiras de estudante 2010 com aval para permissão de meia passagem são: URNE, ABERN, OERN, CEM, SER e UUEE.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3232-9102.