A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo até sexta-feira (16) o treinamento de dez equipes de saúde bucal, formadas por cirurgiões dentistas e auxiliares, e 30 agentes comunitários que participarão da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. O Projeto SBBrasil 2010, coordenado pelo Ministério da Saúde, será desenvolvido em todo o país e visa reconhecer a situação da saúde bucal da população brasileira. A pesquisa terá inicio a partir do dia 19 de abril e deverá durar cerca de dois meses, sendo realizada por amostragem em domicílios sorteados. Serão efetuados aproximadamente 1.400 exames. O treinamento está sendo realizado em quatro pontos de Felipe Camarão (Espaço Vida em Movimento, escola Presbiteriana, CMEI Professora Carmem Pedrosa e escola Maria Queiroz), com apoio da Unidade Mista do bairro.

O estudo consiste no exame dos dentes e as gengivas de crianças e adultos dos domicílios sorteados. Tudo será feito nas residências, com toda técnica, segurança e higiene, conforme normas da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. De acordo com a coordenadora de saúde bucal da SMS, Vera Martins, é extremamente importante a participação de todos, pois com base na SBBrasil 2010 a política nacional do setor será traçada. “A aceitação dos moradores no sentido de colaborarem com a pesquisa será decisiva para o seu sucesso. A população pode ficar tranqüila, porque os dados individuais não serão divulgados em nenhuma hipótese. Para o treinamento, estamos mobilizando 180 usuários de diferentes faixas etárias”, explicou.

O levantamento servirá para comparação com estudos anteriores (realizados em 1986, 1996 e 2003), avaliar pesquisas em andamento e pontuar planejamentos futuros, adequando a aplicação de ações às necessidades de cada região. Em todo Brasil serão examinados e entrevistados cerca de 50 mil indivíduos em 177 municípios. O tamanho da amostra tomou como base a gravidade da cárie estimada pelos dados do SBBrasil 2003.