Os servidores da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes) estão recebendo da Procuradoria Geral do Município (PGM), uma capacitação para elaborar projetos e buscar recursos federais que garantam novas ações para a Prefeitura do Natal. A idéia é treinar os profissionais do município para garantirem repasses que serão usados no desenvolvimentos de programas de interesse social.

A turma de assessores técnicos da Semdes já está trabalhando em dois projetos iniciais: a instalação de telecentros digitais em bairros onde residem pessoas em situação de risco, com maior exposição à violência, para oferecer cursos gratuitos e qualificação profissional; e a criação da Guarda na Orla que vai capacitar os guardas municipais para o trabalho preventivo nas praias urbanas coibindo, por exemplo, a prostituição infantil e orientando turistas.

“Inicialmente temos esses dois projetos de grande alcance social, mas o objetivo desse curso com a PGM é a capacitação da nossa assessoria técnica para navegar com mais eficiência no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) para buscar cada vez mais recursos, elaborando e inserindo novos projetos”, explicou o servidor da Semdes, Alexandre Alcântara.

“Hoje, todas as transferências voluntárias são feitas por esse Sistema de Convênios do Governo Federal. As prefeituras e estados colocam seus projetos via web e as propostas são analisadas também via web, facilitando a descentralização dos recursos, uma vez que os gestores não precisam ficar indo à Brasília. No Siconv, os gestores têm acesso a todos os programas abertos pelo Governo federal que prevêem recursos para munisípios e estados, desde que tenham projetos”, explicou o procurador da PGM, Alexandre Magno.