A Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), vai transferir até o fim deste mês as primeiras 11 famílias da comunidade do Maruim para novas moradias no bairro das Quintas, na zona Oeste.

O grupo é o primeiro de um total de 155 famílias que serão beneficiadas na primeira etapa de remoção para áreas com habitações e infraestrutura básicas. Neste primeiro momento cerca de 60 pessoas serão contempladas com novas moradias.

O secretário da Seharpe, Francisco Canindé Fernandes, ressaltou o pioneirismo do projeto realizado em parceira com a Caixa Econômica Federal. “A Prefeitura do Natal está dando a oportunidade das famílias escolherem onde querem morar, isso nunca aconteceu em qualquer outra administração”, enfatiza.

A parceira com a Caixa permite que a Prefeitura conceda R$ 23mil para a compra das novas casas. Ainda de acordo com Francisco Canindé, os técnicos da Seharpe e da Caixa estão avaliando outros imóveis para a liberação dos recursos para as demais famílias incluídas na primeira etapa.

“A expectativa é que até o mês de junho todas as 155 famílias, que compreendem cerca de 700 pessoas, sejam removidas para moradias em vários bairros da cidade”, informou o titular da Seharpe.

As demais famílias desta primeira etapa serão transferidas para residências nos bairros de Felipe Camarão, Bairro Nordeste, Igapó, Cidade Nova e Redinha, totalizando R$ 3,7 milhões em recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo a contrapartida da Prefeitura do Natal de R$ 201 mil. A segunda e última etapa da remoção abrangerá 90 famílias, que devem ser beneficiadas até o final deste ano.