O Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Natal, que será lançado nesta quinta-feira (15), às 17 horas, no hotel SEHRS na Via Costeira, pela Prefeitura Municipal do Natal, pretende estimular o crescimento deste setor, um dos mais dinâmicos da economia natalense. Na ocasião, a prefeita Micarla de Sousa também lançará o Plano Setorial de Qualificação para o Turismo, gerenciado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), além da revista informativa do município, bimestral, “Natal da Gente”.

Participarão ainda do evento o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sectur), Francisco Soares de Lima Júnior, a secretária da Semtas, Rosy de Sousa e o consultor Paulo Gaudenzi, ex-secretário de Cultura e Turismo da Bahia, responsável por assessorar o Plano de Desenvolvimento do Turismo responsável, cujas ações efetivas incrementarão o turismo na capital potiguar.

Em relação ao Plano Setorial de Qualificação para o Turismo, serão oferecidos cursos para profissionalização de camareiras, garçons e atendentes, beneficiando cerca de mil pessoas a partir do próximo mês de maio.

A revista “Natal da Gente”, também lançada no evento desta quinta-feira (15), foi elaborada, pela secretaria municipal de Comunicação Social, a partir de uma linha editorial baseada nos princípios do jornalismo público, e tem como tema de capa os 100 primeiros dias de trabalho da nova gestão municipal.

Plano emergencial

O titular da Sectur explicou que foi criado um plano emergencial para o setor, com ações a curto prazo. “Inicialmente realizamos um seminário com todos os envolvidos com o trade turístico natalense”, ressaltou Francisco Soares. Do encontro concluiu-se que é preciso melhorar a infraestrutura de pontos turísticos importantes da cidade, como a praia de Ponta Negra, onde a prefeitura investirá na melhoria da iluminação e limpeza urbana.

Outra conclusão do seminário, segundo Francisco Soares, é de que a cidade do Natal requer uma nova roupagem, readequando a imagem de pontos turístico da cidade, através de uma estratégia de marketing e assim atrair mais visitantes.

Com relação às ações de médio e longo prazo, a prefeitura estuda a implantação de projetos estruturantes, como a construção de um mirante em Igapó, com vistas ao estímulo do desenvolvimento do setor na zona Norte e a construção de um teleférico no morro do Careca, em Ponta Negra.

A gestão municipal está realizando ainda ações de captação de eventos de outras localidades. “Neste caso a prefeita Micarla de Sousa tem participado de eventos importantes do turismo no Brasil e em outros países, divulgando nossa cidade, inclusive com a distribuição de uma folheteria própria”, completou o titular da Sectur.