Imagine ter a oportunidade de fazer um curso de qualificação profissional gratuito oferecido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social - Semtas e ser contratado  no mês seguinte como professor. Esse foi o sonho realizado de Alessandro Lustosa Machado, diante de todas as dificuldades de conseguir um trabalho no mercado cada vez mais exigente.

Aos 30 anos, formado em administração, Alessandro sentiu a necessidade em se aperfeiçoar na sua área profissional e procurou a Casa de Ofício Oeste. Lá, ele fez curso de promotor de vendas durante um mês, e no outro já estava contratado. Ele se destacou na sala de aula e estava capacitado na hora que apareceu a oportunidade. “Surgiu a vaga, identificaram o meu perfil, e passei a dar aulas de recepcionista. Eu já tinha essa formação no meu currículo, e isso ajudou”, afirma o novo professor.

Machado, que já está dando aulas há mais de um mês, está se empenhando para formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho. “A experiência está sendo ótima. Estou apresentando vídeos para os meus alunos, fazendo simulados e dinâmicas diferentes. Sinto que a turma está motivada”, destaca o docente.
O novo professor foi um dos beneficiados com as ações da Secretaria de Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, que está focando investimentos na área do trabalho e oferecendo cursos de qualificação em várias áreas, como Artesanato, Serviços e Idiomas. “Só de Janeiro a Março deste ano, mais de 2 mil pessoas já se qualificaram nos cursos oferecidos pela Semtas”, afirma o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Outro profissional que se destaca nos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Secretaria é Paulo Castro, professor de inglês. Ele atua no Centro Integrado de Atendimento à Mulher, parceira da secretaria. È a primeira vez que o Centro recebe um professor cadeirante, mas o fato dele se locomover em cadeira de rodas está longe de ser uma barreira para o processo de ensino. “Ele quebrou a barreira do preconceito e está sempre estimulado, fazendo um excelente trabalho com os nossos alunos”, afirma Cristina Moura, Coordenadora do Centro.
“Estou no primeiro mês de trabalho e procuro incentivar a língua estrangeira através de textos, músicas e filmes. Graças a Deus tudo é acessível aqui. Adoro meu trabalho”, relata Castro. Talvez por isso a aluna do curso de inglês Aysla Martins não perde uma aula. “Cada dia que passa aprendo mais coisas que eu não sabia e o professor é ótimo”.

Como se inscrever nos cursos?
Os interessados em realizar os cursos devem procurar os Centros Públicos e as Casas de Ofício. A Semtas também disponibiliza cursos nas mais diversas comunidades, em sedes dos Clubes de Mães, Conselhos Comunitários e Igrejas. As qualificações são totalmente gratuitas e a Secretaria disponibiliza material didático específico e instrutores para cada curso, além de técnicos, gestores, coordenadores e pedagogos.

Nos Centros Públicos são oferecidos cursos para pessoas acima de 16 anos nas áreas de Garçom e Garçonete; Curso Geral para Camareira; Curso para Auxiliar Administrativo; Curso para Gestão e Negócios; Curso de Inglês, Curso de Corte e Costura, Curso para Produtor de Beleza; e Curso para Operador de Micro. Os Centros ficam na Cidade Alta (3232-2805) e no Alecrim (3232-2806).

Já nas Casas de Ofício, em sua maioria são cursos de artesanato e também cursos de garçom, informática, promotor de vendas, recepcionista, inglês, espanhol, marketing, entre outros. As Casas ficam nos bairros de Gramoré (3232-8209), Quintas (3232-8443) e Cidade Nova (3232-4788).