Alunos da Rede Municipal de Ensino estão brilhando na Banda Filarmônica da Juventude de Mãe Luiza. Cerca de 20 alunos da Escola de Música do Centro Sócio-Pastoral Nossa Senhora da Conceição são estudantes da Rede Municipal de Educação de Natal, dentre os quais, muitos já se apresentam fora da escola, em outras cidades do RN.
A Escola de Música funciona no prédio da Escola Espaço Livre, credenciada no Programa Pré-Escola Para Todos (PPEPT) da Prefeitura Municipal de Natal. O projeto de música atende a 60 crianças e adolescentes.
A aluna da Escola Municipal 4º Centenário, Samara Gonçalves, está na Escola de Música desde o início, em 2016. A jovem teve contato com instrumentos musicais mais cedo, por meio de aulas de flauta. Hoje ela toca saxofone e pretende seguir carreira na música.
“Acho que essa experiência é muito boa porque antes eu não sabia que caminho seguir e hoje sei. Amo o que faço e se alguém me perguntar o que quero fazer da vida, vou dizer: eu já faço, música. Eu sei que sou boa no que faço e se eu continuar assim, tenho um caminho muito bom pela frente. A música me ensinou que a gente nunca deve desistir, mesmo que seja difícil”, contou a saxofonista de 12 anos.
Ivo Gabriel de Góes, 13 anos, também da E.M. 4º Centenário, toca saxofone. Anteriormente, o aluno havia estudado percussão e de flauta-doce. “Acho que a música pode ser uma profissão para mim, como para Carlos Zens, que toca flauta-transversal”, afirmou.
Na manhã desta quarta-feira (20) a Secretária Municipal de Educação de Natal, Justina Iva de Araújo Silva; a Diretora do Departamento de Educação Infantil, Cristina Diniz e assessoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação visitaram as novas instalações da Escola de Música e prestigiaram apresentações dos estudantes.
Além dos estudantes da E. M. 4º Centenário, participam do projeto alunos das seguintes unidades de ensino: E. M. Profº Antônio Campos, E. M. Henrique Castriciano, E. M. Nossa Senhora dos Navegantes, E. M. Profª. Laura Maia e E. M. Juvenal Lamartine.