Na manhã desta terça-feira (05), alunos da Escola Municipal Jornalista Erivan França, localizada no bairro de Igapó, conheceram o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em um passeio no trajeto Natal-Parnamirim-Natal. A atividade faz parte do Projeto Pelotão da Cidadania, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

Os estudantes tiveram a oportunidade de seguir viagem na linha sul em um meio de transporte que promove a mobilidade urbana, contribuindo para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável das cidades, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente.

O sistema de trens urbanos de Natal da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) opera na cidade desde 1988, atendendo 23 estações nas linhas Norte e Sul. Os alunos aprenderam sobre os cuidados no embarque e durante a viagem como também o respeito aos assentos preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com deficiência. O regulamento do usuário foi outro tema para instrução, destacado em questões como não transportar animais, não viajar com moléstias contagiosas, não danificar instalações do veículo ou provocar correrias e tumultos.

No percurso os alunos divididos em grupos, observaram a paisagem e o meio ambiente em torno dos trilhos. Foram informados para prestar atenção nas sinalizações e que não se deve colocar lixos ou amarrar animais nas imediações das linhas férreas, mostrando que a conscientização é um fator para proteger os passageiros e evita o atraso das viagens.

A professora Leci Martins de Lima, que disse que o passeio possibilitou aos alunos melhorar o desempenho individual e seu conhecimento em vários assuntos que podem ser aproveitados em disciplinas como Ciências, História, Geografia e Língua Portuguesa. “Há vários pontos que podemos estudar na sala de aula, como no caso do lixo e dos mananciais, a questão do meio de transporte, porque muitos deles nunca viajaram de trem. Como moram em um bairro distante e não tem acesso a esse tipo de transporte”.

A aluna Eliandra Bezerra da Silva externou da alegria de vivenciar o passeio no VLT. “Foi muito legal. Eu nunca tinha andado de trem”. Já Rodrigo Medeiros de Oliveira disse que gostou muito do que aprendeu sobre o meio ambiente. “Explicaram muitas coisas. Não se pode jogar lixo e nem deixar animais perto da linha do trem”.