"É com a preservação do meio ambiente que teremos um clima mais agradável e uma cidade melhor para viver”, disse o prefeito Álvaro Dias na solenidade oficial da Semana do Meio Ambiente de Natal (Sema) 2018, ocorrida na manhã desta terça-feira (5), no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Aberta no último sábado (2), a Semana marca o Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado em 5 de junho.  Com o tema “Meio ambiente e cidadania: Direito de ter, dever de cuidar!”, a semana homenageia o centenário do ex-Arcebispo Metropolitano de Natal e patrono do Parque, Dom Nivaldo Monte, um atuante defensor do meio ambiente.

Na ocasião, o prefeito observou que é necessário ter a conscientização de preservar o meio ambiente e repassá-la a todos, para que Natal possa ter um clima mais ameno e oferecer uma melhor qualidade de vida à população: “Com a nossa contribuição é que faremos uma cidade e um país mais saudáveis”. E acrescentou: “O nosso sonho é ter um país com o nosso meio ambiente preservado”.

A solenidade foi aberta com uma apresentação do grupo Café Quarteto, da Escola de Música da UFRN, e seguiu com a entrega de títulos de Amigo do Parque Dom Nivaldo Monte à Liga Norte-riograndense contra o Câncer representada pelo médico Ricardo Curioso e ao astrônomo José Roberto Vasconcelos.

Biógrafo de Dom Nivaldo Monte, o escritor e presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras Diógenes da Cunha Lima, observou que o ex-Arcebispo Metropolitano de Natal foi um grande ecologista e uma figura humana absolutamente notável. “O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte faz jus à contribuição do religioso para o meio ambiente. Era um visionário por natureza. Este Parque é o coração de Natal”, ressaltou o intelectual.

O evento foi encerrado com o plantio de uma muda de pau-brasil (Paubrasilia echinata), pelo chefe do executivo municipal. Antes, houve o lançamento do projeto “Caminhando no tempo: A trilha da vida”, inauguração do relógio solar e a abertura da exposição “Centenário Dom Nivaldo Monte”. Já durante a tarde será realizada uma palestra sobre a “Estrutura Ecológica Municipal: Mapeamento das Áreas Ambientais de Natal”, no auditório do Parque.

A Semana do Meio ambiente 2018 segue até o dia 10 de junho com diversas ações, entre elas, palestras, minicursos, sessões de cinema ambiental, exposições e plantios. Todas abertas ao público e gratuitas.

Confira a programação completa:

Amanhã (6), a programação da Semana do Meio Ambiente prosseguirá, a partir de 8h30, com palestra e trilha guiada ao Horto Pitimbú. O auditório do Parque da Cidade recebe a palestra “Faixa Litorânea: Exploração Comercial x Sustentabilidade”, às 9h30. À tarde, às 14h30, ainda no auditório, haverá contação de história, e às 17h30,  a palestra “Cuidados especiais na construção civil e equipamentos domésticos (eletroeletrônicos, móveis, ferro, tijolo, concreto, etc)”, na Universidade Potiguar (UnP), unidade da avenida Nascimento de Castro. No hall do Parque da Cidade, o visitante pode apreciar a exposição “Centenário Dom Nivaldo Monte”, durante todo o dia.

Já na quinta-feira (7), a programação iniciará com o projeto “Cinema no Parque” e, logo após, com o projeto “O Escritor vem ao Parque” com Diógenes da Cunha Lima, e, para finalizar o dia, ocorrerá palestra sobre Zoneamento Ambiental e Econômico. Enquanto que na sexta-feira (8), pela manhã, as atividades começam com uma aula/trilha do projeto caminhando no tempo: A trilha da vida. E a tarde prossegue com minicursos sobre técnicas  de coleta e herborização e contação de histórias.

E no sábado (9), penúltimo dia das comemorações da Semana de Meio Ambiente, haverá aula prática do minicurso sobre técnicas de coleta, herborização e inventário florístico, que levará os participantes a colocarem a mão na massa com atividades de campo.

O encerramento do evento ocorrerá no domingo (10) com a Ciranda Materna, que durante todo o dia colocará à disposição do público palestras, contação de histórias, feira de artesanato e gastronomia e diversas atividades infantis. Às 17 horas, haverá uma apresentação do Coral Santa Cecília, que encerra oficialmente a Semana.