O Dia da Biodiversidade será comemorado nesta terça-feira, dia 22 de maio, e o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte elaborou uma programação para marcar a data. Pela manhã, às 7h30, um grupo de fotógrafos do Foto Clube Natal irá percorrer a trilha do Horto para fazer fotos da fauna e da flora existentes nos quase 6km de percurso.

 


A partir das 8h estará aberta a exposição “A Biodiversidade Invisível, com explanação de profissionais da área de Biologia. Os especialistas estarão explicando as peculiaridades da flora do Parque da Cidade para os visitantes, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Também será aberta outra exposição com o tema “Conhecendo a Biodiversidade do Parque da Cidade”. Esta ficará aberta ao público até a Semana do Meio Ambiente, que acontecerá em junho, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

 


O QUE É

 


TRILHA COM FOTÓGRAFOS: Grupo de fotógrafos profissionais e amadores inscritos no Foto Clube Natal irão fotografar a fauna e a flora do Parque da Cidade na trilha natural do Horto, uma trilha que inicia no Parque da Cidade e termina no antigo Horto Pitimbu. Essa atividade resultará em uma exposição que acontecerá no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado no dia 19 de agosto.

 


A BIODIVERSIDADE INVISÍVEL: Exposição interativa da diversidade de estruturas florais, evidenciando suas particularidades como cor, texturas e formas, a fim de formar uma bagagem cognitiva à pessoa e sensibilidade para um assunto muitas vezes negligenciado pela sociedade. O objetivo desta exposição interativa é evidenciar a existência das diferentes estruturas botânicas e sua importância para a biodiversidade, promovendo uma mudança positiva na percepção do ser humano.

 


CONHECENDO A BIODIVERSIDADE DO PARQUE DA CIDADE: Exposição das espécies da flora nativa da Mata Atlântica que são atualmente produzidas no Centro de Produção de Mudas da Mata Atlântica do Parque da Cidade. A exposição,em fotos, das espécies da flora do Parque da Cidade é o resultado de pesquisa realizada por estudantes de biologia da UFRN no ano de 2017 e foram catalogadas e publicadas no Field Museum de Chicago, um museu de história natural situado na cidade de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos. O museu abriga mais de 20 milhões de espécies em coleção e foi incluído no Registro Nacional de Lugares Históricos em 1975, sendo considerado um dos maiores museus do mundo.

 


Dia Internacional da Biodiversidade

 


A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de maio de 1922, visando conscientizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica, além da necessidade da proteção da biodiversidade em todos os ecossistemas do planeta.

A data consiste numa homenagem ao dia em que foi aprovado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica, intitulado: “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”.