A Prefeitura do Natal através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social ( SEMTAS) assina convênio nesta quinta-feira, 16/04, às 9h00, no Centro Público – Cidade Alta, com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE ) e Sindicato das Indústrias da Construção Civil (SINDUSCON).

O principal objetivo da parceria é aumentar a empregabilidade do cidadão natalense, além de proporcionar o desenvolvimento sustentável, a cooperação, a autogestão, transparência nas relações comerciais e a inserção de pessoas excluídas do mercado de trabalho formal e do processo de comercialização.

“Acreditamos que uma das maneiras mais eficientes de inclusão social se dá por meio do trabalho, e por isso estaremos investindo significativamente nessa área”, ressalta a secretária da Semtas, Rosy de Sousa.

Os Centros Públicos de Emprego Trabalho e Renda oferecem cerca de 18 cursos de qualificação profissional. Entre eles: Gestão de Negócios, Operador de micro, Auxiliar administrativo, Produtor de beleza, Garçon e Garçonete, Manicure, Camareira, Auxiliar de Contabilidade e Operador de Caixa. As inscrições para novas turmas estarão abertas a partir de 11 de maio de 2009.

“Ouvimos e interagimos, junto com nossos assistentes sociais, com as comunidades para identificarmos a real demanda dos novos cursos, e os resultados positivos que já conseguimos identificar nos números, foram mais de quatro mil atendimentos somente no primeiro trimestre do ano”, enfatiza o secretário adjunto do Trabalho, Alcedo Borges.

Foram 4.228 cadastramentos realizados pelos Centros Públicos entre os meses de janeiro e março; além das 539 vagas de emprego captadas, onde 168 trabalhadores foram inseridos no mercado de trabalho.

Além dos cursos de capacitação o Centro Público oferece ainda intermediação de mão de obra, emissão de carteira de trabalho e previdência social, requerimento de seguro desemprego, intermediação de financiamento de microempreendedores, entre outros serviços.

O trabalhador pode contar com dois Centros Públicos em Natal: Unidade I: Rua Fonseca e Silva, 1112 Alecrim - Tel.: 3232 4233 e Unidade II: Praça Padre João Maria, 78 Cidade Alta -Tel.: 3232 4939