Cerca de 50 pessoas concluíram nesta quinta-feira (1º) o curso de capacitação de cuidadores coordenado pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD Natal) e pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) para atuação no cuidado ao paciente idoso ou portador de necessidades especiais. As aulas começaram na última terça feira (27) e aconteceram no auditório da Unifacex - Campus Imaculada Conceição, das 13h às 17h, com carga total de 12 horas.
Participaram do curso os cuidadores da equipe do SAD e das unidades de longa permanência, como Jovino Barreto, Lar do Ancião Evangélico (LAE), e Lar da Vovozinha e também os familiares dos pacientes acompanhados pelo serviço.
De acordo com Celiza Garcia, coordenadora do SAD Natal, a capacitação acontece anualmente e tem o objetivo de melhorar a assistência dos pacientes que precisam de cuidados domiciliares. "O SAD promove a capacitação e tentamos trazer as orientações necessárias dadas nas visitas aos pacientes, de uma forma prática e tirar dúvidas para oferecer uma melhoria no cuidado aos pacientes".
No curso, os participantes receberam palestras de profissionais das áreas de enfermagem, medicina, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, odontologia e farmácia. Assim como também foram repassadas informações sobre as principais doenças da terceira idade, cuidados emergenciais, alimentação correta e a função de cada alimento na melhoria da deficiência nutricional que cada patologia provoca.
Além disso, foram discutidos outros temas como: as principais doenças da terceira idade, pé diabético, terapia ocupacional, direitos e deveres do paciente, alimentação correta e a função de cada alimento na melhoria da deficiência nutricional que cada patologia provoca.
A cuidadora Ana Karla pontes, participou do curso, e disse que a capacitação serviu para ganhar mais conhecimentos no cuidado para com a pessoa idosa e tirar dúvidas que tinha com relação a algumas doenças. “Foi excelente participar do curso, aprendi várias coisas como por exemplo, a reanimação no caso de uma parada cardíaca, e pude também tirar algumas dúvidas”.
O Serviço de Atenção Domiciliar de Natal oferece assistência integral aos pacientes com necessidades especiais em sua residência, idosos e portadores de doenças infectocontagiosas que podem receber alta hospitalar precocemente, desde que recebam acompanhamento de uma equipe multiprofissional, visando diminuir as complicações por internações prolongadas e reinternações. No município, o SAD é responsável pela zona Leste da capital, atendendo atualmente 89 pacientes.