A Rede Municipal de Ensino do Natal festeja o resultado final do Exame Seletivo 2018, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e a aprovação de 83 alunos. De um total de 30 escolas que oferecem o 9º ano na Rede Municipal de Ensino, 26 obtiveram aprovação de alunos, destacando que 28 alunos conquistaram o 1º lugar, 23 ficaram em 2º lugar e 11 em 3º lugar nos respectivos cursos que se inscreveram. Os candidatos aprovados, vão ingressar no primeiro semestre do próximo ano.

Entre os aprovados estão os irmãos Thiago Abner Costa de Oliveira (15) e Jhonathan Rafael Costa de Oliveira (17), alunos concluintes da Escola Municipal Juvenal Lamartine. Thiago Oliveira é cadeirante e Jhonathan Oliveira possui baixa visão, deficiência auditiva e intelectual. Os garotos são alunos da Rede Municipal de Ensino há 10 anos, e agora, encerrando uma etapa da vida escolar, iniciam um novo ciclo com chave de ouro: ambos foram aprovados em 1º lugar para cursar nível médio técnico no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Determinação e vontade são características dos irmãos classificados.

O resultado foi inesperado para Thiago Oliveira, aprovado em Administração para o Campus Natal Central. “Achava que não ia passar, mas tentei e consegui”. Por outro lado, Jhonathan classificado no curso Informática para Internet, estava confiante e acreditava que passaria. Surpresa ou não, a aprovação foi fruto da dedicação dos alunos, que já traçaram objetivos para o futuro. Thiago quer fazer faculdade de Administração e ser gerente bancário e Jhonathan pensa em cursar graduação de Libras e ser professor.

Conhecidos como alunos participativos, os irmãos têm bom histórico na escola. Thiago foi representante estudantil do Conselho Escolar e campeão da modalidade Bocha nas últimas Paralimpíadas dos Jogos Escolares Municipais. Já Jhonathan não hesita em bater na porta da diretoria para questionar quando por ventura falta um professor.

Acerca de toda essa dedicação, o mais novo dos irmãos explica que os dois gostam muito de estudar, e que é a única coisa que vai ajudar no futuro. “Nós queríamos muito entrar no IFRN, mas tivemos um incentivo maior dos pais e dos professores. Eles diziam: Vão fazer a prova do IF, pelo menos tentar’”, continuou. “Nós temos que acreditar, pensar em coisas positivas, porque se a gente se esforçar, a gente passa”, afirmou Jhonathan.

Para a diretora pedagógica da escola, Zelineide Bezerra, há uma grande incentivadora por trás desses êxitos: a mãe dos alunos, Ana Cláudia Costa. “Ela é uma figura presente na escola, e que, principalmente, dá essa motivação para eles. É como se eles compreendessem todo o esforço dela e respondessem com esse comportamento”, afirmou.

Ana Cláudia conta que seus filhos se interessam pelos estudos desde pequenos. “Eles sempre foram estudiosos e se dedicavam. Quanto ao suporte da comunidade escolar às necessidades dos garotos, afirma: “Tudo que eles necessitaram, tiveram”. Depois de anos de estudo, era uma vontade que seus filhos prestassem o exame do IFRN, e agora, festeja as colocações: “Estou me sentindo leve e feliz. É muito gratificante”.

Quem comemora também a aprovação é o estudante José Fábio Alves de Andrade, de 16 anos. Aluno da Escola Municipal 4º Centenário. O adolescente foi aprovado em 1º lugar para o curso de Multimídia, no Campus Cidade Alta do IFRN. “A 4ª Centenário tem um bom ensino. Gosto demais de Matemática, e os professores me ajudaram muito, são bastante dedicados e participativos. Durante o ano eles fazem revisão dos conteúdos do 6º ao 9º ano. Além, desse apoio, eu fiz um curso preparatório e também estudava todos os dias em casa”. O estudante conta ainda que recebia bastante incentivo dos pais. A Escola Municipal 4º Centenário aprovou 18 alunos, o que coloca esta unidade de ensino no 1º lugar no ranking de aprovação da Rede Municipal do Natal.

Antes de estudar no 4º Centenário, José Fábio de Andrade foi aluno da Escola Municipal Professor Antônio Campos. O estudante é filho de pais comerciantes e autônomos, Francisco Fabiano de Andrade e Verônica Alves Severiano. Morador do bairro de Mãe Luiza, o adolescente disse que acreditava na aprovação, mas foi surpreendido com a classificação em 1º lugar no curso de Multimídia.

Também estudante da Escola Municipal 4º Centenário, Nathyel Venâncio da Silva, de 15 anos, foi aprovado em 3º lugar para o curso de Lazer no Campus Cidade Alta do IFRN. Filho do segurança Nilton Cordeiro Vasco e da dona de casa Maria da Conceição Venâncio da Silva, o adolescente mora em Mãe Luiza e sempre foi aluno de escola pública. “Sempre tentei uma vaga para esta unidade, pois sabia que era uma escola boa. Estudo aqui desde o 6º ano. Os professores foram muito importantes nessa aprovação. A escola incentiva os alunos que decidem se preparar para o IFRN. Estou muito feliz e agradecido. Esse novo curso será muito bom para o meu futuro”.

o professor de Matemática da Escola Municipal 4º Centenário, Jairo de Araújo Nunes, a aprovação de 18 alunos no Exame Seletivo 2018 do IFRN é resultado de um trabalho pedagógico da unidade de ensino, da dedicação dos professores e disciplina dos alunos. “Temos uma excelente estrutura física, a equipe bastante compromissada, não realizamos greve, então os alunos têm uma assistência de 100% durante o ano letivo e professores com muita experiência profissional. Na Escola M. 4ª Centenário além do foco dos alunos para ingressarem no IFRN, também temos bons índices de aprovação na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) e outros concursos”, afirmou o professor Jairo Nunes.