O prefeito em exercício, Álvaro Dias, participou na tarde desta quarta-feira (29) da solenidade de assinatura de Acordo de Cooperação Institucional entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e a Organização das Cooperativas do RN - Ocern, com o propósito de prestar apoio a ações de ressocialização de internos e egressos do sistema carcerário. O evento foi presidido pelo presidente do TJ/RN, desembargador Expedito Ferreira.

O Acordo de Cooperação Institucional e Técnica, celebrado entre o Tribunal de Justiça do RN e a Ocern, tem o objetivo de unir esforços para o desenvolvimento de ações, considerando os interesses comuns e convergentes nos campos de suas atuações institucionais. O termo visa a implementação de projetos, programas de ações voltadas à inclusão e diminuição da vulnerabilidade social, na busca de humanização do sistema prisional, contemplando internos e egressos, da prevenção individual, com extensão a familiares, dependentes e servidores prisionais.

O presidente do TJ/RN, desembargador Expedito Ferreira afirmou que o poder judiciário tem apoiado práticas inovadoras, e destacou a importância e o esforço continuado nessa área, com o programa Novos Rumos na Execução Penal, instituído desde 2009 pelo TJ/RN, visando o resgate dos cidadãos em condições de cárcere para a vida social.

O coordenador do Novos Rumos, juiz Gustavo Marinho Nogueira Fernandes, afirmou que os projetos como Justiça na Praça e Novos Rumos, entre outros que atingem a população, vão ter grande avanço com a apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop - RN).

Participaram ainda da celebração do convênio além do prefeito em exercício de Natal, Álvaro Dias e o presidente do TJ/RN, Expedito Ferreira, o presidente da Ocern, Roberto Coelho da Silva; José Edival Germano Martins, do Conselho do Sescoop; a corregedora do TJ/RN, desembargadora Zeneide Bezerra, entre outras autoridades.