A Secretaria de Mobilidade Urbana realizou neste domingo (14), um teste de montagem da ciclofaixa do Projeto Pedal Livre, que será realizado, para valer, na manhã do próximo dia 21 de março, na Avenida Itapetinga, na Zona Norte de Natal.

As equipes da Semob colocaram os cones para delimitar o trajeto que durante o Pedal Livre será exclusivo para uso de ciclistas, sendo proibida a passagem de automóveis dentro do espaço das faixas vermelhas.

O teste da Semob foi suficiente para atrair diversos ciclistas que passavam pela Avenida Itapetinga na manhã deste domingo. Muitos deles aproveitaram o conforto do espaço delimitado e a sensação de segurança graças à presença de várias equipes da Secretaria de Mobilidade, para trafegar dentro da ciclofaixa.

O objetivo do Pedal Livre é criar um ambiente de harmonia entre os ciclistas, que praticam um modo de deslocamento limpo, econômico e saudável, com os vários outros modelos de mobilidade (pedestres, carros, ônibus, caminhões, carroças, motocicletas).

A princípio, todos os domingos, entre 8h e 12h, a Semob vai montar um corredor de cones e manter fiscais de trânsito para evitar a invasão dos carros na ciclofaixa. Quando os motoristas absorverem a conscientização de que precisam respeitar o espaço do ciclista, a estrutura da SEMOB será retirada, passando o projeto a funcionar apenas com a força do hábito da população.