Representantes de 14 unidades de ensino da rede municipal de Natal estarão reunidos, na próxima sexta-feira,12, para a implementação das Com-Vida em cada uma das oito escolas e seis CMEIs dos bairros dos Guarapes, Quintas e Bom Pastor. A reunião será a partir das 14 horas, no Cemure, tendo como principal foco a educação ambiental nas escolas da rede. A implementação da Com-Vida trará um novo olhar para as ações ambientais no âmbito escolar.

A Com-Vida é uma comissão, formada por educadores, gestores e alunos, que será implementada em cada uma das escolas, tendo como foco principal a organização da Agenda 21 de cada unidade de ensino. A partir da Agenda, três grandes ações nortearão o trabalho. A primeira diz respeito a efetivar a educação ambiental no currículo escolar; a segunda à formação continuada do professor para a área, e a terceira será orientada para ações e projetos de parcerias entre a unidade de ensino e a sociedade. “Há várias possibilidades para serem colocadas em prática, como a coleta seletiva e a conscientização da população para o uso da água”, argumentou a professora Adeilza Gomes, participante da Com-Vida da Secretaria Municipal de Educação.

Todos os membros das comissões passarão por um curso de qualificação, com 40 horas. Para o início das atividades, serão contemplados os três bairros já citados acima, tendo como base levantamentos do Ministério Público indicando a necessidade de maiores cuidados com o meio ambiente. No entanto, a expectativa da comissão da SME é estender as ações por toda a rede municipal de ensino.

A Com-Vida é uma ação nacional, resultante da carta de recomendação escrita durante a I Conferência Nacional Infanto-juvenil, ocorrida em 2005, em Brasília. Na ocasião, jovens entre 11 e 14 anos estiveram reunidos para debater sobre diversos assuntos, tendo com tema central a educação e o meio ambiente.