Resgatar a história urbana da cidade do Natal. É este o objetivo do livro “Natal – Cidade Memória”, lançado na tarde desta terça-feira (09), na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Na ocasião também foi aberta a mostra fotográfica “Natal – Cidade Memória”, com o acervo de 300 fotos, que mostram cenas urbanas da capital potiguar antigas e atuais.

Segundo um dos organizadores do livro e da mostra, o historiador da Semurb, Luciano Fábio Dantas Capistrano, a publicação foi desenvolvida a partir de uma parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do norte (IHGRN), que cedeu para digitalização várias imagens antigas de Natal, que constam do seu acervo fotográfico. A obra foi elaborada pela equipe do Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística da Semurb.

O trabalho durou cerca de dois anos e resgatou imagens que mostram a mesma imagem de Natal ontem e como está atualmente. “Temos fotos que datam desde 1908”, informou o historiador Luciano Dantas. Já as fotos atuais são de 2009 e 2010. No livro também constam textos de autores locais, recortes de jornais antigos e crônicas publicadas no final do século XIX e início do século XX.

“Nosso objetivo com este trabalho é que a população tome conhecimento do desenvolvimento urbano da cidade”, destacou o titular da Semurb, Kalazans Bezerra. O livro ”Natal – Cidade Memória" também será disponibilizado para escolas e bibliotecas públicas e também servirá de subsídio para o trabalho de estudantes e pesquisadores.

“Precisamos ter a consciência do valor do nosso patrimônio histórico”, informou o secretário Kalazans Bezerra. A exposição ficará aberta ao público na entrada da Assembléia Legislativa até o próximo dia 12 deste mês e depois será levada para outras instituições como escolas e universidades.