A Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) está implantando em suas dependências o Programa Interno de Coleta Seletiva (PICS). O Programa já é aplicado em órgãos públicos, empresas privadas e entidades por meio de palestras, oficinas e apresentações teatrais realizadas pela equipe de educação ambiental da Companhia.

O chefe de Educação Ambiental da Urbana, Roberto Saraiva, explica que o PICS tem o objetivo de mudar hábitos e costumes de funcionários e usuários, fazendo com que os mesmos possam contribuir com o desenvolvimento sustentável da instituição e da cidade como um todo.

A educação ambiental pode se dar de várias formas, como a elaboração de cartazes e panfletos para a veiculação de mensagens educativas de como dar o destino adequado ao lixo produzido no próprio local de trabalho; treinamento e palestras para funcionários, apresentações teatrais e oficinas de trabalhos manuais utilizando materiais recicláveis.

Roberto Saraiva informou ainda que além da sensibilização dos funcionários, serão adquiridas lixeiras para o depósito de resíduos secos(papel, garrafas pet, copos plásticos) e molhados(resíduos orgânicos). As oficinas serão destinadas a funcionários e seus filhos, para que possam adquirir conhecimento e repassar à comunidade.