O Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) da Guarda Municipal de Natal participou na sexta-feira (5) do I Fórum dos Gestores Municipais de Meio Ambiente, realizado na cidade de Ceará-Mirim. O evento foi desenvolvido durante todo o dia nas instalações da Estação Cultural do município.

O Fórum nasceu com o objetivo de realizar um debate das ações ambientais no Rio Grande do Norte, se mostrando como um espaço apto ao fortalecimento da informação, fomentando autonomia, reivindicação e parceria na formação de uma gestão ambiental consciente.

Na abertura o secretário de Meio Ambiente de Ceará-Mirim, Fernando Lessa, ressaltou a importância do evento na sistematização dos projetos e consolidação das trocas de experiências entre as várias entidades ambientais. “Esse é um espaço de debate democrático para os diversos conselhos de meio ambiente do RN”, enfatizou.

De acordo com o comandante do Guarda Ambiental de Natal, Ocimar Dantas, a participação do GAAM é de suma importância para a melhor qualificação dos trabalhos realizados pelo Grupamento, já que o espaço apresenta um apanhado de informações direcionadas para o assunto meio ambiente.

“Nossa missão não se resume apenas ao combate as violações ambientais propriamente ditas, mas acima de tudo na propagação de uma consciência ambiental alcançada através de medidas como essa”, afirmou o comandante.

Durante a programação foram desempenhadas oficinas de educação ambiental. O GAAM participou na temática Licenciamento e Fiscalização Ambiental das Cidades, coordenada pelo diretor do Departamento de Obras e Serviços da Semurb, Raquelson Lins. Ainda foram ministradas pelo Idema as oficinas de Reciclagem de Garrafas Pet e Reciclagem de Óleo para a Produção de Sabão.

O evento reuniu diversas entidades relacionadas com o tema. Além da Guarda Municipal Ambiental se fizeram presentes a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Polícia Ambiental do RN e gestores ambientais de diversos municípios