Como forma de promover mais qualidade de vida a moradores em situação de rua, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Departamento de Atenção Básica e as equipes do Consultório na Rua que atende às Unidades Mista de Mãe Luiza, Unidade Básica de São João e Unidade Saúde da Família de Ponta Negra realizam nesta sexta-feira (28), a partir das 14h, o Dia “D” de promoção à saúde, para essa população. A ação acontece na Unidade Básica de São João, que fica localizada na Avenida Romualdo Galvão.

A ação contará com consultas médicas, psicológicas, dentistas e de enfermagem, além de oferta de teste rápido de glicemia, HIV/sífilis e hepatite B, curativos, vacinas. A equipe também vai disponibilizar corte de cabelo e bazar contendo cerca de 200 peças que entre roupas, sapatos, bolsas, agasalhos que serão distribuídas para os moradores.

Um carro será disponibilizado para transportar os moradores em situação de rua na área da Ceasa e do Centro Pop, onde as equipes farão a abordagem para participação no dia “D”.

A enfermeira Poliana Simone Ferreira Barros explica que essa atividade é uma intensificação dos serviços ofertados no Consultório na Rua para promover a atenção e o cuidado à saúde, a fim de dar mais qualidade de vida para os moradores em situação de rua.

Consultório na Rua
A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Em Natal a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza três equipes de Consultório na Rua, sendo uma na UBS de São João, uma na UM de Mãe Luiza, pertencente ao Distrito Sanitário Leste e uma na USF de Ponta Negra, Distrito Sanitário Sul. Cada equipe é composta por um psicólogo, um enfermeiro, um assistente social e três técnicos de enfermagem.