O Departamento de Atenção Especializada (DAE), por meio da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, realizou na quinta-feira (20), a I Oficina de Socialização Organizacional, no Auditório da Unifacex – CIC. A oficina foi dirigida aos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Ambulatório de Prevenção e Tratamento do Tabagismo, Alcoolismo e outras Drogadições (APTAD), Centro de Convivência e Residências Terapêuticas.
 
Segundo a chefe da Coordenação de Saúde Mental, Silvana Barros, o objetivo é transmitir aos profissionais recém lotados em seus serviços, o funcionamento a rede de atendimento da SMS. Além de sensibilizar quanto a importância do papel do profissional como parte integrante e fundamental de todo este processo e da sua identificação com o sistema de saúde do SUS.
 
Entre os temas abordados estão, o SUS; a Reforma Psiquiátrica; a Rede de Atenção Psicossocial; os processos de trabalho; e, a Rede Intersetorial.
 
“A atuação no campo da saúde mental necessita da compreensão de que cada usuário, dentro da sua subjetividade, deve ser visto como sujeito de direitos, saberes e potencialidades e isso deve ser compreendido por todos os profissionais que compõem a rede municipal”, destacou Silvana.